Moonlight: a intertextualidade e o seu diálogo com a crítica genética na adaptação cinematográfica contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Adaptação, Cinema Contemporâneo, Intertextualidade, Crítica Genética, Moonlight

Resumo

No universo da adaptação literária, a narrativa cinematográfica contemporânea cada vez mais ultrapassa a fronteira das relações entre as páginas de uma obra ficcional e as imagens de um filme. O cinema, tal qual o audiovisual que o cerca, constrói o seu discurso de modo convergente (JENKINS, 2006), buscando referenciais intertextuais e interdisciplinares (STAM, 2006). Neste processo outras formas de arte e escrita podem abrir as portas para uma linguagem experimental e independente, mas, esta estaria embasada de fato para uma investigação teórica e crítica? Na busca de uma resposta, ou ao menos um indício sobre esta questão, este estudo dialoga também com a crítica genética (SALLES, 2004), para analisar o filme Moonlight: Sob a luz do luar (Moonlight, 2016), adaptado da peça teatral In Moonlight Black Boys Look Blue (2003). Seu roteiro ao se distanciar do seu texto de origem, ressignifica o seu conteúdo, e desta forma, consegue construir a sua própria trama.

Biografia do Autor

Roberto Gustavo Reiniger Neto, Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo - SP

Roberto Gustavo Reiniger Neto é Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi - UAM - São Paulo - SP. Mestre (2016) e Doutor (2019) em Comunicação, por esta mesma instituição, é também Bacharel em Realização Audiovisual pela Universidade Federal de São Carlos (2006) - UFSCar. Líder do grupo de pesquisa Os processos de criação e realização cinematográfica: Hipo e hipertextos para uma metodologia de pesquisa (DGP/CNPq - UAM), é consultor e parecerista, membro da ABRA - Associação Brasileira de Autores Roteiristas e da AsAECA - Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual. É autor dos livros Almodovarianas: A função narrativa das encenações dos números musicais na filmografia de Pedro Almodóvar (2018), e do ainda inédito Entre recortes intertextualidades e ambivalências (2019).

Publicado

04-09-2021

Como Citar

NETO, R. G. R. Moonlight: a intertextualidade e o seu diálogo com a crítica genética na adaptação cinematográfica contemporânea. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3531. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos