Disseminação de discursos de ódio em comentários de notícias: uma análise a partir de notícias sobre o universo LGBT em cibermeios sul-mato-grossenses no Facebook

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo, Redes sociotécnicas, Discurso de ódio, Mato Grosso do Sul.

Resumo

O artigo ancora-se na hipótese de fundo de que nenhuma modalidade de discurso se dissemina socialmente se não encontrar respaldo em padrões culturais mais amplos pavimentados na vida cotidiana. Nesse sentido, busca-se analisar as modalidades de manifestação do discurso de ódio contra a população LGBT nos comentários de publicações de notícias na plataforma Facebook no cenário de Mato Grosso do Sul. O trabalho aborda o contexto de constituição das redes sociotécnicas, a crescente apropriação desses espaços pelas empresas jornalísticas para a veiculação de notícias e as consequências desses fenômenos na manifestação de discursos de ódio. Apresenta-se uma análise qualitativa e quantitativa dos comentários classificados como discursos de ódio nas publicações de nove notícias dos três principais cibermeios sul-mato-grossenses - Campo Grande News, Midiamax e Correio do Estado. Em um universo total de 1784 comentários destas publicações, 477 foram classificados como discurso de ódio, com prevalência das categorias "repulsa pela existência ou repúdio pelas atitudes das pessoas LGBT" e "descrédito da informação jornalística".

Biografia do Autor

Marcos Paulo da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche (PDEE/CAPES) na Syracuse University (Nova Iorque, Estados Unidos). Líder do Grupo de Pesquisa Cotidiano e Noticiabilidade (UFMS/CNPq).

Lucas Souza da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e jornalista graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado

04-09-2021

Como Citar

DA SILVA, M. P.; SOUZA DA SILVA, L. Disseminação de discursos de ódio em comentários de notícias: uma análise a partir de notícias sobre o universo LGBT em cibermeios sul-mato-grossenses no Facebook. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3534. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos