Esporte transmídia

o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442022113pt

Palavras-chave:

Cartola, Gamificação, Narrativa transmídia, Futebol, Interação

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar a transmidialidade no Cartola refletindo sobre como o jogo é utilizado estrategicamente para o engajamento de torcedores com o Campeonato Brasileiro de Futebol. O jogo consiste em uma disputa fictícia na qual usuários montam seus times com jogadores reais para competir com times de outros usuários. Para isso, será utilizado o conceito de narrativa transmídia, que pode ser entendida como a dispersão de elementos em várias plataformas gerando a expansão de conteúdo de forma coordenada. Como corpus de análise foi coletado conteúdo veiculado na TV nas rodadas do mês de outubro de 2019, além das redes sociais, especificamente o Twitter, site oficial e aplicativo do Cartola. A partir do material analisado, percebeu-se que o jogo contribui não apenas para aumentar o engajamento dos torcedores com o campeonato nacional, mas também alterou lógicas vigentes nas práticas do torcer e nas interações comunicacionais e sociais relativas ao futebol.

Biografia do Autor

Guilherme Pedrosa Quintela, Kent State University. Kent – OH, Estados Unidos da América

Doutorando em Comunicação e Informação, na Kent State University, EUA. Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisador colaborador do Coletivo Marta - Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas (UFMG) e do Grupo de Pesquisa em Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (DIALORG-PUC Minas).

Ivone de Lourdes Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte – MG, Brasil

Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Leciona no Mestrado em Comunicação Social “Interações Midiáticas”. Pós-doutora pela Université de Toulouse – Paul Sabatier (2013). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993). Líder do grupo de pesquisa em Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (DIALORG-PUC Minas). Integra a Rede Hologramas – Estudos em Comunicação, Organizações e Complexidade. Pesquisadora da área de Comunicação, com ênfase em Comunicação em contextos organizacionais.

Publicado

05-12-2022

Como Citar

QUINTELA, G. P.; OLIVEIRA, I. de L. Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 45, p. e2022113, 2022. DOI: 10.1590/1809-58442022113pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3552. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos