Net-ativismo ambiental nas plataformas de petições online Avaaz.org e Change.org

algumas observações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023105pt

Palavras-chave:

Net-ativismo, Ativismo socioambiental, Petições online, Change.org, Avaaz.org

Resumo

O uso intensivo das plataformas da internet estabelece novos olhares para a função sociopolítica das mídias. Este artigo se detém sobre as possibilidades de ações mobilizadoras de cidadãos em torno de questões relacionadas aos conflitos entre sociedade e natureza. Usamos o conceito de net-ativismo (DI FELICE, 2012), com suas características de ação em rede online, e temos como objetivo destacar o papel das plataformas online de encaminhamento de petições públicas da Avaaz.org e Change.org – as duas mais acessadas no Brasil, em torno de reinvindicações socioambientais. Após o aporte dos marcos teóricos, descrevemos as plataformas e selecionamos 22 campanhas para realizar uma análise interpretativa, a partir dos argumentos utilizados para reivindicações e lutas, seguindo uma tipologia proposta por Castells (2018). Ao final, é possível entender, mesmo que parcialmente, o papel do ativismo socioambiental em torno de petições online.

Biografia do Autor

Myrian Regina Del Vecchio Lima, Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR, Brasil

Jornalista. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR, com pós-doutoramento em Jornalismo Digital na Université Lyon 2 (França). Mestra em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Click – Comunicação e Cultura Ciber.

Vanessa Witski Colatusso, Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR, Brasil

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federa do Paraná. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Docência em gestão de negócios – planejamento de marketing, mídias digitais e planejamento publicitário.

Débora Anzolin Valginhak, Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR, Brasil

Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná.

Nataly Bruna Fernandes Aires, Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR, Brasil

Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento e especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Formada em Administração pela Faculdade da Indústria (2016). Possui aperfeiçoamento na Flacso-Argentina, na área de ensino de espanhol. Experiência na área de resíduos sólidos e educação ambiental em contexto latino-americano.

Publicado

09-10-2023

Como Citar

DEL VECCHIO LIMA, M. R.; COLATUSSO, V. W.; VALGINHAK, D. A.; AIRES, N. B. F. Net-ativismo ambiental nas plataformas de petições online Avaaz.org e Change.org: algumas observações. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023105, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023105pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3571. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos