Contextualização e complexidades temporais: um exercício a partir da narrativa jornalística

Autores

Palavras-chave:

contexto. historicidades. temporalidade. jornalismo. narrativa.

Resumo

  O objetivo deste trabalho é discutir os processos de contextualização como ferramenta metodológica nas análises de narrativas jornalísticas. Nesse sentido, recupera-se, do ponto de vista teórico, uma discussão sobre o "contexto", buscando considerar as complexas redes temporais nas relações textuais. Em seguida, propõe-se um gesto analítico a partir das diferentes formas de contextualizar uma imagem fotográfica nas páginas de um jornal impresso. Como metodologia, adotamos a seleção de uma página do jornal O Estado de S. Paulo, que contém uma fotografia vencedora do Prêmio Esso, cotejando com outras fotografias jornalísticas, investigando-as como situadas em contextos específicos, mas também como elas próprias são agentes de contextualização. 

Biografia do Autor

Carlos Alberto Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, onde é Professor Associado do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, na Linha Textualidades Miditiáticas. Suas publicações incluem dezenas de artigos em revistas e livros editados no Brasil e no exterior, abrangendo as temáticas de pesquisa em Jornalismo, Narrativas, Divulgação Científica, Homofobia, Relações de Gênero e Política. É autor dos livros Visibilidades mediadas nas narrativas jornalísticas - a cobertura da Aids pela Folha de S. Paulo de 1983 a 1987 (São Paulo: Annablume, 2009) e Jornalismo, homofobia e relações de gênero (Curitiba: Editora Appris, 2012) e coautor e organizador de livros no Brasil e no exterior. Coordena o Insurgente: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Redes Textuais e Relações de Poder e Saber. É bolsista produtividade 2 do CNPq. E-mail:carloscarvalho0209@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8433-8794.

   

Bruno Souza Leal, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor titular do Departamento de Comunicação/Fafich/UFMG e pesquisador permanente do PPGCOM/UFMG, na linha de pesquisa "Textualidades Midiáticas". Coordena, ao lado de Carlos Alberto de Carvalho e Phellipy Pereira Jácome, o Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, tendo integrado o NUH - Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG e os grupos de pesquisa Poéticas da Experiência e Gris/UFMG. Doutor em Estudos Literários pela UFMG. Seus trabalhos compreendem pesquisas sobre o jornalismo, a narrativa, a homocultura, a historicidade e a televisão. Tem dezenas de artigos publicados em revistas e livros no Brasil e no exterior, sendo autor do livro Caio Fernando Abreu, a metrópole e a paixão do estrangeiro: contos, identidade e sexualidade em trânsito (São Paulo: Annablume, 2003), além de outros livros em coautoria ou organização, publicados no Brasil e no exterior. E-mail: brunosleal@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6937-6976.

  

Phellipy Pereira Jácome, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG) na linha Textualidades Midiáticas. Doutor em Comunicação Social pela UFMG. Coordenador, em conjunto com os professores Bruno Souza Leal e Carlos Alberto de Carvalho, do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: narrativa e experiência. Suas pesquisas compreendem estudos sobre as narrativas midiáticas, a historicidade dos processos comunicacionais, a temporalidade, a referencialidade e a ficção (tendo o jornalismo - em suas diversas textualidades - como principal objeto). Além de dezenas de artigos em revistas e livros brasileiros e estrangeiros, é autor do livro Fissuras no espelho realista do jornalismo: a narratividade crítica de Barcelona (Belo Horizonte: PPGCom UFMG, 2015). E-mail: phellipy2002@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6939-7542.

 

Publicado

04-09-2021

Como Citar

CARVALHO, C. A.; LEAL, B. S.; JÁCOME, P. P. Contextualização e complexidades temporais: um exercício a partir da narrativa jornalística. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3573. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos