Estudos de Comunicação no Paraguai

invisibilidade acadêmica e contexto político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442022104pt

Palavras-chave:

Pesquisa em Comunicação, Paraguai, Mídia

Resumo

O artigo registra um levantamento sobre o estado da arte de pesquisas na área de Comunicação Midiática no Paraguai. No primeiro bloco, faz-se um levantamento histórico do contexto educacional paraguaio, seguido de uma reflexão sobre dois pesquisadores paraguaios e as abordagens desde as quais pensam a Comunicação. No terceiro bloco apresenta-se um levantamento realizado em quatro revistas científicas paraguaias com acesso online. Constata-se haver escassa bibliografia, ademais de poucas referências ao Paraguai em periódicos científicos e outras obras bibliográficas publicadas naquele país. Aponta-se o contexto político como provável origem da invisibilidade acadêmica dos estudos de Comunicação.

Biografia do Autor

Ada Cristina Machado Silveira, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria – RS, Brasil. Universidade Federal do Pampa. São Borja – RS, Brasil

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisadora do CNPq. Integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e colabora no mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Professora visitante em universidades argentinas, paraguaias e mexicanas, investiga e publica em temas de Jornalismo, Comunicação para o Desenvolvimento, Segurança Pública e Fronteiras, com abordagens da Semiótica e do Discurso.

Maria Liz Benítez Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS, Brasil

Doutoranda em Letras na Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestra em Comunicación para el Desarrollo pela Universidad Nacional del Este (Paraguai).

Publicado

25-05-2022

Como Citar

SILVEIRA, A. C. M.; BENÍTEZ ALMEIDA, M. L. Estudos de Comunicação no Paraguai: invisibilidade acadêmica e contexto político. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 45, p. e2022104, 2022. DOI: 10.1590/1809-58442022104pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3579. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos