Uma utopia nacional em produção comercial: o caso do programa radiofônico História da Literatura Brasileira (1952-1954)
Palavras-chave:
História do Rádio, História da Literatura Brasileira, Radiocomunicação, Cultura de Massa, Osvaldo MolesResumo
O presente artigo se propõe a estudar o programa radiofônico "História da Literatura Brasileira" (HLB), produzido por Osvaldo Moles, e transmitido entre os anos de 1952-1954. Parte da chamada era do rádio, o programa parece englobar com êxito os dois modelos que marcaram a história da radiodifusão: a proposta civilizatória-educativa, através da discussão de um cânone literário nacional, e a direção comercial-mercadológica, expressa no sucesso de audiência e crítica que foi o programa. Desta forma, uma realização como HLB evidencia a complexidade do universo radiofônico e sua constituição como ambiente de produção cultural multiforme e polissémico. Neste trabalho, buscamos refletir sobre os sentidos e significados contidos na massificação das temáticas presentes no Programa, que incidiam sobre aspectos como a identidade nacional, a cultura brasileira e os jogos de interesses e disputas por trás da (re)produção destes debates.
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