Mídia, comunidade e a pedagogia da mudança social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v43i3.3778

Palavras-chave:

Comunicação, Mídia, Consumo, Comunidade, Pedagogia

Resumo

Nesta entrevista, Vicki Mayer fala sobre a possibilidade de mudança social através de práticas pedagógicas associadas à mídia. Para ela, um dos caminhos para a superação da precariedade enfrentada pelas comunidades latino-americanas em relação ao acesso às tecnologias digitais de comunicação começa nas universidades públicas, através da implementação de um circuito pedagógico que construa informação e as devolva à comunidade, pois de acordo com ela as tecnologias só são verdadeiramente populares quando consumidas em um processo coletivo. Por esta razão, ela ressalta que o processo de construção de um projeto colaborativo, a exemplo do Medianola, é mais importante que o produto final em si. 

Lançando luz a noções como pedagogia participativa, comunicação participativa, mídia comunitária, mídia de Movimentos Sociais, ideologia e hegemonia, Vicki Mayer nos traz, ao longo desta entrevista, apontamentos para pensarmos as potencialidades da comunicação diante da atual onda fundamentalista que marca a conjuntura sociopolítica tanto dos Estados Unidos quanto do Brasil.


Biografia do Autor

Veneza Mayora Ronsini, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pesquisadora PQ2 do CNPq. Coordena o grupo de pesquisa Usos Sociais da Mídia (CNPq). Estágio sênior na Nottingham Trent University (Inglaterra), com bolsa Capes. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo com bolsa-sanduíche (Capes) na University of California,USA. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2007 integra o Observatório Brasileiro de Ficção Televisiva. Coordenou o Acordo de Cooperação entre UFSM e Karlstad University (Suécia) de 2013 a 2017, com organização de seminário e workshop na Karlstad e seminário na Universidade de Estocolmo. Coordenou o GT Estudios de Recepción da ALAIC de 2009 a 2012; coordenou o GT de Recepção, Usos e Consumo midiáticos da COMPÓS no período 2008-2009.Integrante do grupo CAPES- PrInt, como membro do projeto Informação e Tecnologias (2017 -2022) contemplado no edital CAPES PrInt n. 41/2017. Na área de Comunicação investiga os seguintes temas e objetos: Mídia, classe social e gênero; Recepção e consumo do audiovisual; Consumo e identidades juvenis; Usos das tecnologias da comunicação e vida cotidiana; Tecnologias da comunicação e comunidades autossustentáveis; Etnografia crítica do consumo.

Marco Marão, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha Mídia e Identidades Contemporâneas, e Mestre em Comunicação pelo mesmo programa. Graduado em Comunicação Social - Cinema Digital pela Universidade Metodista de São Paulo. É integrante do grupo de pesquisa ?Usos e não-usos das tecnologias da comunicação e o sentido da vida em comum? (UFSM/CNPq). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: estudos de recepção e consumo midiáticos; usos de tecnologias de comunicação; comunicação e comunidade; comunicação para a mudança social; mídia e classe social; mídia e novos movimentos sociais; mídia e identidades juvenis; mídia e estudos de fãs.

Laura Roratto Foletto, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Áreas de interesse: estudos culturais, recepção televisiva (telenovela), relações de gênero, interação, fãs, participação em rede, redes sociais. mídia e identidade, migrações, interculturalidade

Lucas Reinehr, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico de Relações Públicas na Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista de Ensino, Pesquisa e Extensão no Programa de Educação Tutorial da Comunicação, PETCom - UFSM de 2016 a 2019, sob orientação da Profê Drê Jaqueline Kegler. 

Mauricio Rebellato, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Pós Graduado em Televisão e Convergência Digital na Unisinos (2014). Bacharel em Comunicação Social-Jornalismo, pela Unicruz (2011). Repórter e editor da RBS TV Santa Rosa de 2014 a 2017. Repórter e editor da RBS TV Santa Maria de 2017 até os dias atuais. Experiência na área de assessoria de imprensa junto ao Sistema Unimed RS durante 03 anos. Na área de Comunicação estuda temas relacionados à Mídia, classe social, recepção e consumo do audiovisual. Integrante do grupo de pesquisa "Usos sociais da mídia, da Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Grupo de Pesquisa do Centro Integrado de Pesquisa em Comunicação - CIPECOM - PIBIC. Foi participante do Projeto de Extensão Universitária da UNICRUZ através do Núcleo do Projeto Rondon (2010)

Rafael Ferreira Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente é Programador de Rádio e Televisão na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro do Grupo de Pesquisa Usos Sociais da Mídia (UFSM) e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor - UFOP). Filiado à Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Investiga os seguintes temas e objetos: Mídia e comunidades autossustentáveis; recepção e consumo radiofônico; radiodifusão universitária; radiodifusão local; identidades e representações cotidianas

Downloads

Publicado

04-12-2020

Como Citar

RONSINI, V. M.; MARÃO, M.; FOLETTO, L. R.; REINEHR, L.; REBELLATO, M.; MEDEIROS, R. F. Mídia, comunidade e a pedagogia da mudança social. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. DOI: 10.1590/rbcc.v43i3.3778. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3778. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas - Diálogos Midiológicos