Comunicação organizacional e interesse público: estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais

Autores

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, interesse público, mídias sociais, estratégias, (in)visibilidade

Resumo

Neste artigo discorremos sobre comunicação organizacional com os objetivos de evidenciar estratégias acionadas pelas organizações em perspectiva de reduzir e/ou direcionar sua (in)visibilidade nas mídias sociais e de problematizar tais práticas em perspectiva do interesse público. Para isso, acionamos dados de pesquisa realizada por Da Silva (2018), que evidencia um conjunto de sete estratégias empregadas por organizações com atuação no Brasil para gestão de sua (in)visibilidade nas mídias sociais. Complementarmente, em perspectiva do interesse público, evidenciamos que tais estratégias também são empregadas por organizações para fins que não são orientados pela ética e, mesmo, para ações ilícitas.

Biografia do Autor

Diego Wander da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Avançados em Comunicação Organizacional (GEACOR), na PUCRS.

Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Comunicação. Mestre em Comunicação/Semiótica. Graduado em Relações Públicas. Professor associado no Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador e professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder - GCCOP: www.ufrgs.br/gccop. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Pesquisa conta com o apoio da Capes.

Publicado

04-09-2021

Como Citar

DA SILVA, D. W.; BALDISSERA, R. Comunicação organizacional e interesse público: estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3794. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos