É perigoso

a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442022114pt

Palavras-chave:

Glorificação do risco, Anúncios de carro na TV, Videogames, Segurança no trânsito, Driver Thrill Seeking Scale

Resumo

Este artigo analisa efeitos de mídia de curto prazo de anúncios de carros na TV que glorificam o risco, e associações de longo prazo, como o uso de videogames violentos, sobre as atitudes dos jovens em relação à experiência de dirigir. O estudo, que utiliza metodologia experimental com desenho entressujeitos, teve a participação de 106 estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB) e ocorreu durante o primeiro semestre de 2019. Os resultados mostram que os efeitos de curto prazo da exposição a anúncios de carros na TV que glorificam o risco aumentam significativamente as atitudes de risco em relação para dirigir, medido pela Driver Thrill Seeking Scale (DTSS). Entretanto, isso ocorreu apenas entre indivíduos que gostam de videogames violentos como Grand Theft Auto (GTA). Não foram encontrados efeitos a curto prazo entre os outros participantes, o que não exclui a existência de outros tipos de efeito, como os de longo prazo.

Biografia do Autor

Wladimir Gramacho, Universidade de Brasília. Brasília – DF, Brasil

Coordenador do Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública (CPS) da Universidade de Brasília (UnB) e professor adjunto da Faculdade de Comunicação na mesma instituição. É doutor em Ciência Política pela Universidade de Salamanca (Espanha), mestre em Ciência Política pela UnB e graduado em Comunicação (Jornalismo), também pela UnB.

Publicado

05-12-2022

Como Citar

GRAMACHO, W. É perigoso: a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsito. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 45, p. e2022114, 2022. DOI: 10.1590/1809-58442022114pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3807. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos