Teorias e práticas do jornalismo - da era do telégrafo ao tempo do hipertexto
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v28i2.381Palavras-chave:
objetividade, jornalismo, linguagemResumo
Objetividade 'tal como realidade ou real' e um conceito que convém mencionar sempre entre aspas, a fim de assinalar distância e dúvida. Os tais fatos reais são reconfigurados através da linguagem, contextualizados e interpretados pelo jornalista que os apreende. O agir jornalístico pressupõe a procura, a seleção, a investigação e a interpretação dos acontecimentos de um suposto mundo real. Estas operações são inseparáveis. Nesta perspectiva, a objetividade jornalísstica não equivale a uma problemática filosófica. Configura-se tão-só como doutrina estratégica profissional. Palavras-chave: objetividade, jornalismo, linguagem. Resumen Objetividad, tal como realidad o real, es un concepto que conviene mencionar siempre entre comillas para seíalar distancia y duda. Esos hechos reales son reconfigurados a través del lenguaje, contextualizados e interpretados por el periodista que los capta. El actuar periodistico presupone la busca, la selección, la investigación y la interpretación de los acontecimientos de un supuesto mundo real. Esas operaciones son inseparables. En esta perspectiva, la objetividad periodística no equivale a una problemática filosófica. Se configura tan sólo como doctrina estratégica profesional. Palabras-clave: objetividad, periodismo, lenguaje. Abstract Objectivity, here understood as reality or real, is a concept that may be better considered in quotes, as a manner to register distance or uncertainty. The so-called real facts are reconstructed by the speech, put in context and interpreted by journalists who are able to perceive them. The journalistic approach implies the search, the selection, the investigation and the interpretation of events in a presumed real world. All these are inseparable operations. According to this point of view, the journalism objectivity does not correspond to a philosophical problem. Its sole meaning is that of a professional strategy. Keywords: objectivity, journalism, speech.Downloads
Publicado
31-03-2006
Como Citar
MESQUITA, M. Teorias e práticas do jornalismo - da era do telégrafo ao tempo do hipertexto. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 28, n. 2, 2006. DOI: 10.1590/rbcc.v28i2.381. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/381. Acesso em: 29 nov. 2023.
Edição
Seção
Artigos