Evolução dos estudos sobre a ascendência da publicidade de marcas corporativas na formação da agenda pública de 2006 - 2018.

Autores

  • Eneus Trindade Barreto Filho Universidade de São Paulo
  • Daniel Dubosselard Zimmermann Universidade de São Paulo Faculdade Cásper Líbero
  • Karla De Melo Alves Meira Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Levantamento sistemático longitudinal, Agenda-Setting, Comunicação, Publicidade, Marcas corporativas.

Resumo

O artigo fornece uma análise longitudinal de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, anais de congressos brasileiros, teses e dissertações que abordam a influência da publicidade de marcas corporativas na formação da agenda em fontes de publicidade, marketing e comunicação de 2006-2018. O objetivo é elucidar a direção e a progressão dessa temática no campo da publicidade e verificar a produção específica, seus aportes, métodos e conclusões. A partir de dados virtuais e leitura crítica, as produções selecionadas foram analisadas considerando: (1) segmento, (2) presença de teoria, (3) autores, (4) país de origem, (5) abordagens de pesquisa, (6) métodos, (7) aportes, argumentos e conclusões. Os resultados mostram que há o reconhecimento de que a publicidade interfere na agenda pública, mas não trazem aportes concretos para a comprovação dos modos destas interferências.

Biografia do Autor

Eneus Trindade Barreto Filho, Universidade de São Paulo

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). Pós-doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009). Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq (2014). Vice-líder do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Professor na Universidade de São Paulo (USP) e na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Brasil.

Professor Associado, Livre-Docente em Comunicação Publicitária da Escola de Comunicações e Artes, Departamento Relações Públicas, Propaganda e Turismo e do PPGCOM-USP. Vice-líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e consumo (GESC3-CNPq/USP). Autor de Propaganda, identidade e discurso. Brasilidades midiáticas. Ed. Sulina (2012), Diretor Administrativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade ABP2 (2015 até o momento).

Estudos com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo.

Daniel Dubosselard Zimmermann, Universidade de São Paulo Faculdade Cásper Líbero

Doutorando em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2006). Graduado em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap (1994) e em Publicidade Propaganda pelo Centro Universitário Sant'Anna (2013).

Diretor associado da agência IMG+ Reputação & Engajamento

Pesquisador do do grupo de pesquisa de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - Cecorp ECA/USP.

Professor das disciplinas: História e Legislação em Relações Públicas, Teoria de Pesquisa de Opinião Pública e Mercado I e orientador de trabalhos de conclusão de curso e Supervisor de Estágio Obrigatório do curso de Relações Públicas e membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Faculdade Cásper Líbero.

Atua principalmente nos seguintes temas: Consumo e Usos Midiáticos, Opinião Pública e Agendamento, Publicidade de Marcária e Branding, Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Rituais e Narrativas de Consumo e Estudos de Gênero.

Karla De Melo Alves Meira, Universidade de São Paulo

Mestranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, USP (PPGCOM ECA / USP). Bolsista - nível Mestrado pelo CNPq. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1995). Pós-graduada em Gestão Empresarial com especialização em Marketing - FEPAM - Faculdade Europeia (2005).

 

Professora nas disciplinas de Mídia, Mídia 1 e 2 na UNIAESO - Centro Universitário AESO-Barros Melo (2006 a 2010).

Atuação de mais de quinze anos no mercado publicitário, em agência de publicidade, nas áreas de Mídia e Atendimento. Experiência com atendimento comercial em veículo de comunicação.

Consultora associada da agência IMG+ Reputação & Engajamento.

 

Dedica-se à pesquisa sobre o consumo infantil midiatizado nas novas mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: Publicidade e Propaganda, Consumo Midiático, Novas Mídias, Narrativas de Consumo e Consumo Infantil. Pesquisadora do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Brasil.

 

Publicado

04-09-2021

Como Citar

TRINDADE BARRETO FILHO, E.; DUBOSSELARD ZIMMERMANN, D.; DE MELO ALVES MEIRA, K. Evolução dos estudos sobre a ascendência da publicidade de marcas corporativas na formação da agenda pública de 2006 - 2018. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3811. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos