Lei de Acesso à Informação nas principais universidades federais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023112ptPalavras-chave:
Lei de Acesso à Informação, Transparência, Universidades FederaisResumo
Este artigo analisa as solicitações de informações públicas direcionadas às universidades federais brasileiras, entre 2012 e 2019. As questões de pesquisa que orientam a investigação são: (i) qual o perfil dos indivíduos que solicitam informações das universidades federais no Brasil? (ii) quais temas mais despertam o interesse dos solicitantes? (iii) como se deu a distribuição dos pedidos ao longo do tempo desde a implementação da Lei de Acesso à Informação, em 2012?; A análise descritiva dos relatórios do portal e-SIC demonstra que as solicitações dirigidas às universidades são feitas por servidores públicos federais, estudantes, professores ou pesquisadores. Os pedidos partem de indivíduos do sexo masculino, com ensino superior completo e pertencentes a mesma região da instituição indagada. Os temas que mais se destacam se associam à educação superior. Os dados indicam crescimento expressivo no número de pedidos encaminhados às universidades durante o período analisado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Naiara Sandi Almeida Alcantara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.