Quantas Marias existem? Devires e acesso a planos comuns a partir da experiência em cinema colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442022202pt

Palavras-chave:

Documentário amador, Processo colaborativo, Experiência, Comunicação, Mulheres

Resumo

Quantas Marias existem? é um documentário sobre a violência contra a mulher, que resulta da produção amadora e colaborativa em cinema. Descreve-se, neste artigo, o processo de construção narrativa, as significações visuais e os atravessamentos subjetivos. O objetivo é mapear os movimentos e linhas que compuseram esta experiência. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que valorizou a participação das mulheres vítimas de violência no roteiro e na produção do filme. Das análises, que mapearam movimentos e linhas que compuseram a experiência de construção do documentário, emergiu o devir mulher como plano comum, formador de um rizoma-documentário.

Biografia do Autor

Jane Marcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari. Lajeado – RS, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari (PPGAD-Univates). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), coordenadora do grupo de pesquisa Ecosofi as, Paisagens Inventivas (certifi cado pelo CNPq), autora de uma centena de artigos científi cos e livros, muitos sobre as possibilidades metodológicas da área da Comunicação, dentre eles “Ecosofi a NAT: design para comunicação ambiental”.

Denise Bisolo Scheibe, Universidade do Vale do Taquari. Lajeado – RS, Brasil

Psicóloga, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Vale do Taquari (Univates), investigadora do grupo de pesquisa Ecosofi as, Paisagens Inventivas (certifi cado pelo CNPq).

Daniela Marqueli Delarmelin, Universidade do Vale do Taquari. Lajeado – RS, Brasil

Bacharel em Relações Internacionais, atuou como bolsista do grupo de pesquisa Ecosofias, Paisagens Inventivas (certificado pelo CNPq).

Publicado

05-12-2022

Como Citar

MAZZARINO, J. M.; SCHEIBE, D. B.; DELARMELIN, D. M. Quantas Marias existem? Devires e acesso a planos comuns a partir da experiência em cinema colaborativo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 45, p. e2022202, 2022. DOI: 10.1590/1809-58442022202pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3884. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Arena