Telejornalismo, infotenimento e sensacionalismo
uma análise do Programa Alerta Nacional da Rede TV!
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023131ptPalavras-chave:
Telejornalismo, Infotenimento, Sensacionalismo, Teoria da Recepção, Programa Alerta Nacional.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o programa Alerta Nacional para entender como a espetacularização da notícia sobre a criminalidade interfere na relação do público com o jornalismo profissional convencional. O estudo foi concatenado em quatro partes: observação do conteúdo e do perfil dos telespectadores; análise do público com base na pesquisa de opinião; entrevista com o apresentador do programa Alerta Nacional; e a análise da construção de pertencimento com base no modelo de codificação-decodificação de Hall et al. (1980). Concluiu-se então que o Programa Alerta Nacional traz consigo diversos elementos característicos de ideologização política e influência sobre seus telespectadores, com base em um discurso que reflete uma abordagem que denota a percepção do comportamento social imbuída de um processo de humorização pautado na construção do vínculo comunicacional receptivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Heliany Rodrigues Costa, Diego Leonardo de Souza Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.