Telejornalismo, infotenimento e sensacionalismo

uma análise do Programa Alerta Nacional da Rede TV!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023131pt

Palavras-chave:

Telejornalismo, Infotenimento, Sensacionalismo, Teoria da Recepção, Programa Alerta Nacional.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o programa Alerta Nacional para entender como a espetacularização da notícia sobre a criminalidade interfere na relação do público com o jornalismo profissional convencional. O estudo foi concatenado em quatro partes: observação do conteúdo e do perfil dos telespectadores; análise do público com base na pesquisa de opinião; entrevista com o apresentador do programa Alerta Nacional; e a análise da construção de pertencimento com base no modelo de codificação-decodificação de Hall et al. (1980). Concluiu-se então que o Programa Alerta Nacional traz consigo diversos elementos característicos de ideologização política e influência sobre seus telespectadores, com base em um discurso que reflete uma abordagem que denota a percepção do comportamento social imbuída de um processo de humorização pautado na construção do vínculo comunicacional receptivo.

Biografia do Autor

Heliany Rodrigues Costa, Centro Universitário do Norte. Manaus - AM, Brasil

Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Norte. Jornalista, trabalha como repórter e produtora de jornalismo na TV Tapajós (Sistema Tapajós de Comunicação) afiliada à Rede Globo no Oeste do Pará. Atua como diretora de comunicação no projeto voluntário de ajuda humanitária “Mãos que ajudam” na região Oeste do Pará.

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (desde 2021). Mestre em Engenharia de Produção e Especialista com MBA Executivo em Engenharia de Produção e Gestão em Engenharia da Qualidade Total pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Especialista em Gestão Tecnológica da Informação pela Escola Superior da Amazônia (2012). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente, exerce o cargo de BibliotecárioDocumentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM).

Publicado

13-12-2023

Como Citar

COSTA, H. R.; FONSECA, D. L. de S. Telejornalismo, infotenimento e sensacionalismo: uma análise do Programa Alerta Nacional da Rede TV!. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023131, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023131pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3923. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos