Taggers

Marketing 4.0 e o case da TAG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023137pt

Palavras-chave:

Marketing 4.0, Experiência, Tag Livros, Redes sociais, Plataformas Digitais

Resumo

As estratégias de marketing evoluem em conjunto com os novos modelos de comunicação protagonizados pelas plataformas digitais, em uma sociedade cada vez mais conectada. Atualmente, as empresas buscam se relacionar com seus clientes em lógicas emocionais e de reconhecimento em relação a marcas, superando somente os aspectos racionais ligados a produtos e serviços. Na esteira das investigações ligadas às mudanças das táticas mercadológicas, esse artigo abordará o conceito e as aplicações do Marketing 4.0 a partir do modelo de negócios protagonizado pela empresa TAG - Experiências Literárias. Para isso, o estudo analisou os canais oficiais digitais da empresa, com ênfase no Facebook, Instagram e os aplicativos mobile, a partir da análise de conteúdo. Conclui-se que a empresa está focada nos novos paradigmas de relacionamento do cliente, criando formas de identificação com o seu públicoalvo como essência dos seus serviços, a partir dos novos desafios propostos pelo Marketing 4.0.

Biografia do Autor

Ana Carolina Westrup, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão - SE, Brasil

Mestre em Economia da Comunicação no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. É atualmente doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Formada em Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes. É pesquisadora do Observatório da Economia e Comunicação (OBSCOM) e do Laboratório de Estudos sobre Poder e Política (LEPP). É integrante do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, fazendo parte do GT sobre Desinformação.

Pablo Boaventura Sales Paixão, Universidade Federal de Sergipe. Aracaju - SE, Brasil

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri (2016), com título revalidado pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação (2011). Especialista em Comunicação e Mídia Digital (2006) e Bacharel em Comunicação Social (2004) pela Universidade Tiradentes. Professor permanente voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

15-12-2023

Como Citar

WESTRUP, A. C.; PAIXÃO, P. B. S. Taggers: Marketing 4.0 e o case da TAG . Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023137, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023137pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3948. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos