As fontes em notícias de violência contra a mulher

um estudo de caso do portal G1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023122pt

Palavras-chave:

Fontes jornalísticas, Feminicídio, Jornalismo diário, Violência contra as mulheres, Análise de fontes

Resumo

A violência de gênero no Brasil afeta cada vez mais mulheres. Elas veem suas vidas destruídas, física e psicologicamente, por conta de agressões sofridas, muitas vezes, pelos seus próprios familiares e companheiros. E assim como em todas as outras áreas da sociedade, a imprensa também tem papel fundamental na conscientização sobre denúncias e alerta acerca da gravidade desse cenário. O que vemos muitas vezes, porém, são matérias factuais, sem o aprofundamento necessário e produzidas por jornalistas despreparados para falar sobre essa temática. Para entender como o jornalismo diário na internet aborda a violência contra a mulher, esta investigação analisou matérias sobre esse tema em cinco editorias do portal brasileiro G1 no ano de 2017. A escolha das editorias, relacionadas a Estados brasileiros se deu por serem estes, Roraima, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Espírito Santo, os mais violentos para mulheres viverem, de acordo com pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Foram analisadas suas fontes e se o conteúdo é produzido com uma abordagem humanizada.

Biografia do Autor

Camila Florêncio dos Santos, Universidade do Minho. Porto, Portugal

Doutoranda em Ciência da Comunicação na Universidade do Minho, em Portugal. Bolsista na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Mestra em Ciências de Comunicação pela Universidade do Porto, em Portugal. É especialista em comunicação digital e bacharel em Comunicação Social - Gestão da Comunicação Integrada, com habilitação em jornalismo pela PUC Minas. É gestora de comunicação e redes sociais.

Arquivos adicionais

Publicado

08-12-2023

Como Citar

SANTOS, C. F. dos. As fontes em notícias de violência contra a mulher: um estudo de caso do portal G1. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023122, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023122pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3949. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos