Jornalismo ambiental e Cidadania

apontamentos sobre as queimadas na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023132pt

Palavras-chave:

Meio ambiente, Amazônia, Jornalismo ambiental, Análise do discurso, Incêndios

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os discursos presentes nas capas dos jornais Estado de Minas e Extra, a respeito das queimadas ocorridas na região da Amazônia, em agosto de 2019. Com base nos princípios do jornalismo ambiental e os acontecimentos, as informações ganharam repercussão, com potencial provocativo e questionador de como os agentes públicos e os cidadãos se relacionam com o meio ambiente. Evidenciamos, a partir da análise textual discursiva, que os periódicos analisados trazem elementos que problematizam a relação do ser humano com a questão ambiental e o incentiva a gerar mudanças de comportamento de modo consciente e engajado.

Biografia do Autor

Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Universidade Federal de Mato Grosso. Barra do Garças - MT, Brasil

Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Doutora em Educação (UFU), mestra em
Comunicação (UNIMAR), graduada em Letras (EFE) e em Jornalismo (UNIRP). 

Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Universidade Federal de Mato Grosso. Barra do Garças - MT, Brasil

Doutor em Educação (UFU), mestre em Ciência da Informação (UNESP), graduado em Publicidade e Propaganda (FAI).

Rodrigo Daniel Levoti Portari, Universidade do Estado de Minas Gerais. Frutal - MG, Brasil

Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFMT) e no curso de jornalismo (UEMG). Doutor em Comunicação (UFMG), mestre em comunicação (UNESP), graduado em comunicação social (UNIRP).

Cristóvão Domingos de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá - MT, Brasil

Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). Pós-doutor (ESPM), doutor em Comunicação e Informação (UFRGS), mestre em Educação (UNISINOS), graduado em Relações Públicas.

Publicado

13-12-2023

Como Citar

PEDRINI, J. C. B. F.; PEDRINI, I. A. D. .; PORTARI, R. D. L. .; ALMEIDA, C. D. de. Jornalismo ambiental e Cidadania: apontamentos sobre as queimadas na Amazônia. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023132, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023132pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4068. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos