Jornalismo ambiental e Cidadania
apontamentos sobre as queimadas na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023132ptPalavras-chave:
Meio ambiente, Amazônia, Jornalismo ambiental, Análise do discurso, IncêndiosResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os discursos presentes nas capas dos jornais Estado de Minas e Extra, a respeito das queimadas ocorridas na região da Amazônia, em agosto de 2019. Com base nos princípios do jornalismo ambiental e os acontecimentos, as informações ganharam repercussão, com potencial provocativo e questionador de como os agentes públicos e os cidadãos se relacionam com o meio ambiente. Evidenciamos, a partir da análise textual discursiva, que os periódicos analisados trazem elementos que problematizam a relação do ser humano com a questão ambiental e o incentiva a gerar mudanças de comportamento de modo consciente e engajado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Cristóvão Domingos de Almeida, Rodrigo Daniel Levoti Portari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.