Representações do Movimento dos Povos Indígenas na etnomídia roraimense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442022123pt

Palavras-chave:

Etnocomunicação, Etnomídia, Movimento dos Povos Indígenas, Saberes amazônicos, Roraima

Resumo

A presente pesquisa reflete sobre as práticas etnomidiáticas levadas a cabo pelo portal do Conselho Indígena de Roraima (CIR), a fim de entender como a organização constrói sentidos sobre o Movimento dos Povos Indígenas. Para tanto, caracterizamos o Movimento Indígena e a Etnocomunicação; discutimos as relações entre imperialismo midiático e representação a partir de Mattelart (1978); e acionamos os preceitos da Análise de Discurso, de Souza (2014), para examinar as narrativas do corpus de estudo, constituído por 89 publicações realizadas pelo CIR em 2018. Os resultados desvelam um fazer etnocomunicativo que trabalha na arquitetura de representações discursivas que têm como princípio a circunstância de os nativos serem habitantes originários das áreas delimitadas como Terras Indígenas, determinando a transmissão desse direito a seus descendentes para sua continuidade como povos com relações étnicas pré-colombianas.

Biografia do Autor

Vilso Junior Santi, Universidade Federal de Roraima. Boa Vista – RR, Brasil

Professor-Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (PPGCOM-UFRR). Coordenador do Observatório Cultural da Amazônia e do Caribe (AMAZOOM). Tem experiência nas áreas de Etnocomunicação, Narrativas Jornalísticas, Movimentos Sociais e Saberes Amazônicos.

Bryan Chrystian Araújo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo – RS, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCC-Unisinos) e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (PPGCOM-UFRR). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Etnicidade, Movimentos Sociais e Cultura Regional.

Publicado

05-12-2022

Como Citar

SANTI, V. J.; ARAÚJO, B. C. Representações do Movimento dos Povos Indígenas na etnomídia roraimense. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 45, p. e2022123, 2022. DOI: 10.1590/1809-58442022123pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4125. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos