O WhatsApp e a Plataformização no Brasil

uma descrição densa dos agentes articulados nas práticas de controle mediadas pela plataforma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023136pt

Palavras-chave:

WhatsApp, Plataformização, Dataficação, Algorítmos, Dataísmo

Resumo

Este artigo propõe-se a descrever o sistema de controle estruturado a partir do uso do WhatsApp no Brasil, localizando as relações entre estratégias de influência do debate público executadas por agentes nacionais e as estratégias de mercado de dados e modulação algorítmica da Meta Platforms Inc., empresa de tecnologia dona da plataforma. Partindo do conceito de plataformização e de uma abordagem analítica influenciada pela Teoria do Ator-Rede, o WhatsApp é posicionado na análise como um membro sociotécnico não-humano de uma rede de relações que envolve objetivos econômicos e políticos de atores humanos, nivelando ambos em importância e entendendo que a inserção da plataforma modifica profundamente as práticas e formas de organização social no país. O objetivo é entender as condições conjunturais que fazem o WhatsApp ser um importante elemento na vida dos brasileiros e qual o papel do modelo de mercado da Meta para as técnicas de controle que emergem com esse uso.

Biografia do Autor

Marcelo Aparecido de Faria Junior, Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brasil

Possui graduação no curso de Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC); área de concentração: Comunicação, Cultura Digital e Tecnologia. Integrante do Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre). Atualmente desenvolve pesquisa sobre as implicações sociopolíticas das tecnologias digitais e computacionais com ênfase na algoritmização, plataformização e cibermediação da vida.

Sergio Amadeu da Silveira, Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brasil

Graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). É membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2017-2020). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; Inteligência Artificial e ativismo; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet. Autor dos livros: Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais; Exclusão Digital: a miséria na era da informação; Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento; entre outros. É pesquisador do CNPq /Produtividade em Pesquisa - 2.

Publicado

15-12-2023

Como Citar

FARIA JUNIOR, M. A. de; SILVEIRA, S. A. da. O WhatsApp e a Plataformização no Brasil: uma descrição densa dos agentes articulados nas práticas de controle mediadas pela plataforma. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023136, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023136pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4134. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos