O WhatsApp e a Plataformização no Brasil

uma descrição densa dos agentes articulados nas práticas de controle mediadas pela plataforma

Autores

  • Marcelo Aparecido de Faria Junior Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brazil , Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brasil , Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1916-6548 (não autenticado)
  • Sergio Amadeu da Silveira Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brazil , Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brasil , Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1029-9133 (não autenticado)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023136pt

Palavras-chave:

WhatsApp, Plataformização, Dataficação, Algorítmos, Dataísmo

Resumo

Este artigo propõe-se a descrever o sistema de controle estruturado a partir do uso do WhatsApp no Brasil, localizando as relações entre estratégias de influência do debate público executadas por agentes nacionais e as estratégias de mercado de dados e modulação algorítmica da Meta Platforms Inc., empresa de tecnologia dona da plataforma. Partindo do conceito de plataformização e de uma abordagem analítica influenciada pela Teoria do Ator-Rede, o WhatsApp é posicionado na análise como um membro sociotécnico não-humano de uma rede de relações que envolve objetivos econômicos e políticos de atores humanos, nivelando ambos em importância e entendendo que a inserção da plataforma modifica profundamente as práticas e formas de organização social no país. O objetivo é entender as condições conjunturais que fazem o WhatsApp ser um importante elemento na vida dos brasileiros e qual o papel do modelo de mercado da Meta para as técnicas de controle que emergem com esse uso.

Biografia do Autor

  • Marcelo Aparecido de Faria Junior, Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brazil, Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brasil, Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brasil

    Possui graduação no curso de Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC); área de concentração: Comunicação, Cultura Digital e Tecnologia. Integrante do Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre). Atualmente desenvolve pesquisa sobre as implicações sociopolíticas das tecnologias digitais e computacionais com ênfase na algoritmização, plataformização e cibermediação da vida.

  • Sergio Amadeu da Silveira, Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brazil, Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brasil, Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campo – SP, Brasil

    Graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). É membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2017-2020). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; Inteligência Artificial e ativismo; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet. Autor dos livros: Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais; Exclusão Digital: a miséria na era da informação; Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento; entre outros. É pesquisador do CNPq /Produtividade em Pesquisa - 2.

Publicado

15-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O WhatsApp e a Plataformização no Brasil: uma descrição densa dos agentes articulados nas práticas de controle mediadas pela plataforma. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023136, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023136pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4134. Acesso em: 25 nov. 2025.