Uma metodologia reflexiva para desocidentalizar o subcampo da Comunicação Organizacional Latino-Americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442022110pt

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, América Latina, Desocindetalizar, Metodologia

Resumo

O presente artigo visa desenvolver uma metodologia reflexiva para investigar a produção de conhecimento do subcampo de pesquisa de Comunicação Organizacional, levando em conta as realidades contextuais, institucionais e culturais da região latino-americana. Para isso, respondendo aos recentes chamados de desocidentalização da Comunicação, adotamos neste artigo uma abordagem de trabalho “de baixo para cima”, que favorece as realidades vivenciadas pelos pesquisadores latinoamericanos e estudiosos em Comunicação Organizacional. A metodologia proposta proporciona um modelo investigativo que possa servir como um exemplo para desocidentalizar a produção de conhecimento em campos correlacionados.

Biografia do Autor

Consuelo Vásquez, Université du Québec à Montréal. Montréal – QC, Canadá

Professora titular de Comunicação Organizacional no Departamento de Comunicação Social e Pública da Université du Québec à Montréal. Seus interesses de pesquisa incluem etnografia, a constituição comunicativa das organizações e epistemologias do Sul. Coordena o projeto de pesquisa “Mapeando la Comunicación Organizacional en América Latina”. É cofundadora do Groupe de recherche sur la communication organisante (RECOR) e da Red Latinoamericana de Investigación en Comunicación Organizacional (RedLAco).

Roberto Burgueño, Universidad Autónoma de Baja California. Baja California, México

Professor titular da Faculdade de Engenharia e Negócios Guadalupe Victoria, da Universidad Autónoma de Baja California (UABC), México. Seus interesses de pesquisa incluem comportamento microempresarial, desenvolvimento regional e economia industrial. É coordenador e integra o corpo docente do Departamento de Desenvolvimento Empresarial da UABC, responsável pelo Centro Yunus-UABC.

Gabriela Rabello de Lima, Université du Québec à Montréal. Montréal – QC, Canadá

Mestranda em Comunicação pela Université du Québec à Montréal. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seus interesses de pesquisa incluem a área de Comunicação Política, regionalismo e Comunicação Organizacional, com foco em estudos de gênero e decoloniais. Atualmente é pesquisadora membro do Groupe de Recherche sur la Communication Organisante (RECOR) e da Red Latinoamericana de Investigación en Comunicación Organizacional (RedLAco).

Marcela Marques de Queiroz, Université de Montréal. Montréal - QC, Canadá

Mestranda em Saúde Pública na Escola de Saúde Pública da Universidade de Montréal (ESPUM). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seus interesses de pesquisa incluem a psicologia do trabalho e a saúde do trabalhador, com foco em estudos de sexo e gênero. Atualmente, é estagiária do Instituto de Saúde Pública do Québec (INSPQ).

Publicado

06-07-2022

Como Citar

VÁSQUEZ, C.; BURGUEÑO, R.; LIMA, G. R. de; QUEIROZ, M. M. de. Uma metodologia reflexiva para desocidentalizar o subcampo da Comunicação Organizacional Latino-Americana. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 45, p. e2022110, 2022. DOI: 10.1590/1809-58442022110pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4138. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos