O que é ética?

Quatro possibilidades conceituais na pesquisa em Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023202pt

Palavras-chave:

Ética, Moral, Publicidade, Comunicação

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar quatro conceitos de ética utilizados no projeto de pesquisa “Publicidade ética-não-moralista”. Cada conceito trata do termo de maneira distinta: ética como sinônimo de moral, ética como legislação, estatuto ou código, ética como reflexão sobre a moral e ética como estética da existência. Para alcançar o objetivo, o trabalho utiliza o método de pesquisa bibliográfica e se fundamenta em textos produzidos principalmente pelos autores Yves de La Taille (2007), Adolfo Sánchez Vázquez (2017), Clóvis de Barros Filho (2014), Bruno Abílio Galvão (2014) e Michel Foucault (2019). Com isso, entende que o termo ética pode ter diferentes sentidos e diferentes entendimentos, dependendo do contexto em que é aplicado.

Biografia do Autor

Gabriel Sausen Feil, Universidade Federal do Pampa. São Borja – RS, Brasil

Professor associado da Universidade Federal do Pampa, líder do Grupo de Pesquisa t3xto (Unipampa/CNPq) e integrante da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS/CNPq). Atua como docente no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e como docente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí e graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela mesma universidade. Explora três linhas de pesquisa: Inovação e/ou invenção: mestres e/ou esbanjadores comunicacionais (GP t3xto); Coleção de estratégias publicitárias (GP t3xto); e Comunicação para a indústria criativa (PPGCIC).

Júlia Rocha Paz, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS, Brasil

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES/DS (2022-2024).

Publicado

18-12-2023

Como Citar

FEIL, G. S.; PAZ, J. R. O que é ética? Quatro possibilidades conceituais na pesquisa em Comunicação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023202, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023202pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4200. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Arena