Ideologia e marketing: o espaço da opinião nas editorias econômicas dos magazines semanais de informação

Autores

  • Ivo José Dittrich Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v25i2.421

Palavras-chave:

revistas de informação, interpretação, opinião

Resumo

Resumo Este artigo trata de proposições interpretativas e opinativas nas páginas econômicas de três semanários brasileiros de informação: Veja, IstoE e Epoca, os mais populares do país. A análise de tal corpus constatou que sintagmas nominais - mais do que os sintagmas verbais ou adverbiais - são o lugar privilegiado desses gêneros retóricos (interpretação e, principalmente, opinião), conduzindo a um consenso que parte do princípio de que o mercado tem papel dominante e de que a política de globalização levará a sociedade de consumo a um futuro radioso. Palavras-chave: revistas de informação, interpretação, opinião. Resumen Este artículo tiene por objeto las proposiciones interpretativas y que expresan opinión en las páginas de tres semanarios brasileños de información dedicados a temas de economía: Veja, IstoE y Epoca, los más conocidos del país. La análisis de éste corpus ha constatado que los sintagmas nominales - de preferencia a los sintagmas verbales ó dverbiales - son el espacio privilegiado de tales géneros retóricos (de interpretación y, principalmente, opinión), construyendo una representación de la realidad en que el mercado tiene papel dominante y la política de globalización conduce la sociedad de consumo a un radiante futuro. Palabras-clave: semanarios de información, interpretación, opinión. Abstract< This paper deals with interpretative and opinionative assumptions in the economic pages of three Brazilian weekly information magazines Veja, IstoE and Epoca. The analysis of such corpus indicated that nominal phrases - more than verbal or adverbial ones - are the outstanding locus of rhetorical genders (interpretation and, mainly, opinion), leading to a consent that takes for granted the market's dominant paper and the promised paradise for consumption society in the future, under globalization politics. Keywords: weekly magazines, interpretative and opinion texts.

Biografia do Autor

Ivo José Dittrich, Unioeste

Ivo José Dittrich:Professor da Unioeste - Foz do Iguaçu, Paraná. Nilson Lage: Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

27-03-2006

Como Citar

DITTRICH, I. J. Ideologia e marketing: o espaço da opinião nas editorias econômicas dos magazines semanais de informação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 25, n. 2, 2006. DOI: 10.1590/rbcc.v25i2.421. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/421. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos