Aproximações teóricas e metodológicas entre a Folkcomunicação e a Comunicação para o Desenvolvimento (C4D)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023101pt

Palavras-chave:

Comunicação para o desenvolvimento (C4D), Folkcomunicação, Desenvolvimentismo, Luiz Beltrão

Resumo

Pensada na década de 1960, período de grandes transformações econômicas e sociais no Brasil, a Folkcomunicação nasce com o objetivo de suprir os problemas da Comunicação ao enxergar e compreender as reações de um povo que vivia à margem, sem engajamento com os meios de comunicação. Neste mesmo período, a acoplagem “comunicação” e “desenvolvimento” busca uma atmosfera pública favorável à transformação social na América Latina. Por considerar que as duas abordagens teóricas se complementam, o presente trabalho propõe um cruzamento entre a Folkcomunicação e a Comunicação para o Desenvolvimento (C4D), a partir de revisão bibliográfica. A contribuição desta pesquisa se baseia no reconhecimento da Folkcomunicação dentro da perspectiva do desenvolvimento social e na valorização do diálogo entre as duas vertentes.

Biografia do Autor

Flávio Santana, Universidade Estadual do Piauí. Picos – PI, Brasil

Professor substituto do curso de Bacharelado em Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Tiradentes (Unit) e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Diretor Financeiro da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom).

Camila Escudero, Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo – SP, Brasil

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de pesquisa no Latin American and Latin Studies Program da University of Illinois at Chicago (UIC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto Mapa das OSCs. Membro da equipe de formadores do Núcleo Educom, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo. Consultora da OIM e da UNESCO, das Nações Unidas, escritório do Brasil.

Guilherme Moreira Fernandes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cachoeira – BA, Brasil

Professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL-PPGCOM-UFRB). Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-ECO-UFRJ). Realizou estágio de pós-doutorado Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom).

Publicado

28-04-2023

Como Citar

SANTANA, F.; ESCUDERO, C.; FERNANDES, G. M. Aproximações teóricas e metodológicas entre a Folkcomunicação e a Comunicação para o Desenvolvimento (C4D). Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023101, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023101pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4237. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos