Articulação entre métricas e dados textuais com experimentação metodológica para estudos em circulação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024114ptPalavras-chave:
Circulação, Métricas, Dados textuais, Episódios comunicacionais, Vaza JatoResumo
O objetivo do artigo é experimentar possibilidades de articulação entre métricas e dados textuais nas pesquisas em circulação. Trata-se de um recorte de pesquisa mais ampla sobre os circuitos constituídos em torno das três primeiras reportagens da série Vaza Jato publicada pelo The Intercept Brasil, em 9 de junho de 2020. Para nortear a discussão, fazemos uma breve menção a alguns estudos sobre os processos de circulação e discutimos a abordagem teórica de Braga (2017) sobre a noção de episódios comunicacionais. Para mostrar as possibilidades de integração entre as métricas e a perspectiva inferencial, referida pelo autor, apresentamos o episódio nomeado como "Hashtags em debate". Foi por meio da observação de pistas deixadas pelos rastros digitais, que conseguimos fazer uma articulação entre os dados quantitativos gerados por softwares e os textos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luan Moraes Romero e Viviane Borelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.