Narrativas de um conflito
disputas discursivas acerca do turismo em Barcelona
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023138ptPalavras-chave:
Turismo, Barcelona, Conflito, Narrativas, DiscursoResumo
O artigo visa evidenciar os termos e narrativas que embasaram a ação de protagonistas no conflito em torno à atividade turística na cidade de Barcelona, Espanha. Uma vasta carga discursiva emerge do embate entre os agentes envolvidos no conflito: empresários do setor turístico, Prefeitura, movimentos sociais, membros da Academia, produzindo um léxico próprio, composto por termos tais como overtourism, turismofobia, anti-turismo etc. Em busca dos significados de tão expressiva e metafórica comunicação foram entrevistados in loco representantes dos segmentos envolvidos, conforme o artigo pretendeu retratar. O estudo mostrou uma intensa luta política e simbólica entre os agentes, que utilizam recursos discursivos na busca por legitimidade e poder.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe Gonçalves Felix, Maria Julieta Nunes de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.