Narrativas de um conflito

disputas discursivas acerca do turismo em Barcelona

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023138pt

Palavras-chave:

Turismo, Barcelona, Conflito, Narrativas, Discurso

Resumo

O  artigo visa evidenciar os termos e narrativas que embasaram a ação de protagonistas no conflito em torno à atividade turística na cidade de Barcelona, Espanha. Uma vasta carga discursiva emerge do embate entre os agentes envolvidos no conflito: empresários do setor turístico, Prefeitura, movimentos sociais, membros da Academia, produzindo um léxico próprio, composto por termos tais como overtourism, turismofobia, anti-turismo etc.  Em busca dos significados de tão expressiva e metafórica comunicação foram entrevistados in loco representantes dos segmentos envolvidos, conforme o artigo pretendeu retratar. O estudo mostrou uma intensa luta política e simbólica entre os agentes, que utilizam recursos discursivos na busca por legitimidade e poder.

Biografia do Autor

Felipe Gonçalves Felix, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ). Professor do Departamento de Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Campus Maracanã. Temas de concentração: A relação entre Turismo e Cidade; Conflitos urbanos associados ao fomento e exploração da atividade turística; Instrumentos urbanísticos para alívio da pressão turística em áreas saturadas.

Maria Julieta Nunes de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Arquiteta e Urbanista (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/UFRJ). Mestre em Planejamento Urbano e Regional (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ). Doutora em Comunicação e Cultura (Escola de Comunicação – ECO/UFRJ). Diplom-Vorprüfung em Planejamento Urbano e Regional (Institut für Stadt- und Regionalplanung – Technische Universität Berlin). Professora Associada Aposentada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ). Atual Colaboradora dos Grupos de Pesquisa SEL (Sistema de Espaços Livres) e Pro-Lugar do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura/ProArq, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo- FAU/UFRJ (Grupo de Pesquisa Lugares e Paisagens - CNPq). Temas de concentração: Estudos sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro: processo de periferização e conflitos de ocupação e regulação do uso e ocupação do solo metropolitano fluminense.

Publicado

18-12-2023

Como Citar

FELIX, F. G.; SOUZA, M. J. N. de . Narrativas de um conflito: disputas discursivas acerca do turismo em Barcelona. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023138, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023138pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4426. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos