Polarização política, influenciadores e relações pessoais
uma leitura dos estudos sobre o voto de Paul Lazarsfeld
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023118ptPalavras-chave:
Teoria da Comunicação, Influência, Líder de Opinião, LazarsfeldResumo
Formulado originalmente nos anos 1940 por Paul F. Lazarsfeld e colaboradores, o conceito de “líder de opinião” vem ganhando uma renovada atenção nos estudos de Comunicação, particularmente em trabalhos sobre influenciadores digitais. No entanto, nem sempre a ideia é situada em seu contexto, os livros The People’s Choice (1948), Voting (1954) e Personal influence (1955), isolando-a da trama epistemológica da qual emerge. Este texto destaca três pontos menos explorados dessas obras que podem ser articulados com fenômenos contemporâneos: (1) o lugar das relações pessoais e grupos próximos na tomada de decisões do indivíduo; (2) o surgimento de líderes de opinião como resultado de um vínculo de confiança e (3) a polarização decorrente da homogeneização das opiniões internas em um grupo e hostilização de visões contrárias. Esses pontos são discutidos dentro de uma perspectiva epistemológica da comunicação.
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