Apps colaborativos e construção de confiança

o OTT e a participação do público na produção informativa de relevância jornalística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023120pt

Palavras-chave:

Jornalismo, Não-jornalistas, Participação, OTT, Confiança jornalística

Resumo

O surgimento de experiências de produção e circulação de conteúdos noticiosos gerados por nãojornalistas é um fenômeno crescente, particularmente nas últimas duas décadas, que provoca alterações no ecossistema midiático, exige a discussão de questões éticas e sobre confiança e credibilidade, e imputa um conjunto de desafios ao jornalismo tradicional. No Brasil, uma experiência significativa neste sentido é o Onde Tem Tiroteio, criado em 2016 como uma fanpage no Facebook e, posteriormente, transformada em app. Aqui analisado sob o prisma metodológico da etnografia virtual, o OTT constitui-se como uma iniciativa que, a partir de um processo de produção colaborativa, checagem das informações e relações de proximidade entre os fatos e quem os reporta, adquire relevância jornalística, por um lado, e demanda o aprofundamento de discussões sobre ética, credibilidade e confiança, por outro. Ao mesmo tempo, a profusão de projetos como o OTT alerta para a imprescindibilidade de o jornalismo tradicional adotar um olhar autocrítico a fim de reestabelecer laços de confiança com a sociedade.

Biografia do Autor

Aline Grupillo Chagas Reis, Universidade da Beira Interior. Covilhã – Portugal

Jornalista. Mestre em Comunicação Social (Universidade Federal Fluminense) e doutoranda em Comunicação Social Universidade da Beira Interior - Faculdade de Artes e Letras. Docente na Universidade da Beira Interior.

Paulo Victor Melo, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa – Portugal

Investigador integrado do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Docente do IADE/ Universidade Europeia. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia.

Joaquim Paulo Serra, Universidade da Beira Interior. Covilhã – Portugal

Doutor em Ciências da Comunicação. Professor do Departamento de Comunicação, Filosofi a e Política da Universidade da Beira Interior e Investigador integrado da Unidade de I&D LabCom – Comunicação e Artes.

Publicado

11-12-2023

Como Citar

REIS, A. G. C.; MELO, P. V.; PAULO SERRA, J. Apps colaborativos e construção de confiança: o OTT e a participação do público na produção informativa de relevância jornalística. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023120, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023120pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4455. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos