Apps colaborativos e construção de confiança
o OTT e a participação do público na produção informativa de relevância jornalística
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023120ptPalavras-chave:
Jornalismo, Não-jornalistas, Participação, OTT, Confiança jornalísticaResumo
O surgimento de experiências de produção e circulação de conteúdos noticiosos gerados por nãojornalistas é um fenômeno crescente, particularmente nas últimas duas décadas, que provoca alterações no ecossistema midiático, exige a discussão de questões éticas e sobre confiança e credibilidade, e imputa um conjunto de desafios ao jornalismo tradicional. No Brasil, uma experiência significativa neste sentido é o Onde Tem Tiroteio, criado em 2016 como uma fanpage no Facebook e, posteriormente, transformada em app. Aqui analisado sob o prisma metodológico da etnografia virtual, o OTT constitui-se como uma iniciativa que, a partir de um processo de produção colaborativa, checagem das informações e relações de proximidade entre os fatos e quem os reporta, adquire relevância jornalística, por um lado, e demanda o aprofundamento de discussões sobre ética, credibilidade e confiança, por outro. Ao mesmo tempo, a profusão de projetos como o OTT alerta para a imprescindibilidade de o jornalismo tradicional adotar um olhar autocrítico a fim de reestabelecer laços de confiança com a sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aline Grupillo Chagas Reis, Paulo Victor Melo, Joaquim Paulo Serra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.