Bancas... de jornal?

Mesmice e adaptação nas paisagens das cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023113pt

Palavras-chave:

Bancas, Jornal, Revista, Ambiências comunicacionais, Instabilidades

Resumo

Com os movimentos das ruas e as constantes transformações sociotécnicas, as bancas convencionadas para comercialização de títulos impressos se redimensionaram em meio às instabilidades temporais e sociais urgentes nas relações possíveis em cada lugar. Com atenção à adaptabilidade das bancas em razão dos contextos urbanos, este trabalho se debruça sobre as bancas com as quais nos deparamos em percursos exploratórios em cidades de sete estados brasileiros para, com elas, refletir sobre “as vidas das bancas” e pensá-las como ambiências comunicacionais que admitem diferentes formatações em razão dos atravessamentos com os espaços que as constituem e tomando-as como agentes constituidoras dos espaços.

Biografia do Autor

Bruno Souza Leal, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte – MG, Brasil

Professor permanente do PPGCOM/UFMG e coordenador do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência. Pesquisador do CNPq.

Daniel Macêdo, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte – MG, Brasil

Doutorando em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, bolsista da CAPES e integrante do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: narrativa e experiência.

Publicado

08-12-2023

Como Citar

LEAL, B. S.; MACÊDO, D. Bancas... de jornal? : Mesmice e adaptação nas paisagens das cidades. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023113, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023113pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4459. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos