Comunicação e cidadania de refugiados venezuelanos em abrigos na fronteira Brasil-Venezuela
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023104esPalavras-chave:
Comunicação, Cidadania, Imigração, Refugiados, VenezuelanosResumo
O artigo analisa experiências de comunicação e cidadania de refugiados venezuelanos em abrigos da Operação Acolhida na fronteira Brasil-Venezuela. A partir do marco teórico sobre comunicação, cidadania e migrações, refletimos sobre os agenciamentos de venezuelanos abrigados para contornar limitações de acesso a recursos comunicacionais no marco das tensões entre controle e mobilidade dos migrantes em espaços fronteiriços. A metodologia abrange observação e realização de entrevistas com refugiados e profissionais nos abrigos. Os resultados apontam para a relevância do debate sobre o direito à comunicação dos migrantes relacionado ao acesso e distribuição dos recursos comunicacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Denise Cogo, Julia Camargo, Sabrina Generali
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.