Entre o secreto e o discreto
A comunicação organizacional para a gestão da (in)visibilidade da Maçonaria
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024105ptPalavras-chave:
Comunicação organizacional, (in)visibilidade, Segredo, Comunicação discreta, MaçonariaResumo
Sob o tema da comunicação na gestão da visibilidade das organizações, objetivamos compreender como a maçonaria gerencia a sua (in)visibilidade a partir de seus processos de comunicação organizacional. Para isso, acionamos pressupostos do interacionismo simbólico (MEAD, 1982; BLUMER, 1982), e recorremos a aportes teóricos da comunicação organizacional (BALDISSERA, 2009; 2017) e sobre a noção de segredo (SIMMEL, 1999; DESPRET, 2011). Em termos metodológicos, mobilizamos dados secundários, de pesquisa realizada por Vinhola (2021), os quais são analisados à luz da metáfora palco/bastidor de Goffman (2002) em conjunto às dimensões da comunicação organizacional de Baldissera (2009). A principal inferência é a de a gestão da (in)visibilidade da organização maçônica se alicerça na lógica básica da comunicação discreta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruno Garcia Vinhola, Rudimar Baldissera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.