A Sombra Social na Cultura do Cancelamento
Uma Análise a partir do BBB 2021
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023139ptPalavras-chave:
Sombra social, Cultura do cancelamento, Análise documental, Reality show, TwitterResumo
O mundo contemporâneo abriga uma complexa rede de interações sociais, que ultrapassam fronteiras físicas e se materializam nos ambientes digitais. No contexto da transformação e desafio das identidades tradicionais, surgem comportamentos anteriormente latentes e socialmente inaceitáveis. Utilizando o conceito junguiano da “Sombra”, investigamos o fenômeno da cultura do cancelamento. Na psicologia analítica, a Sombra representa a parte da psique que contém aspectos da personalidade rejeitados, inadequados ou indesejados. Este estudo explorou a relação entre a Sombra e a cultura do cancelamento, examinando tweets relacionados às polêmicas do BBB 2021. O método empregado envolveu a coleta de tweets ao longo de um período de 6 semanas, seguida de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Paralelamente, conduziu-se uma análise sistemática das cenas ocorridas e, posteriormente, realizouse o cruzamento de dados. Os resultados apontam para uma alta incidência de emoções negativas, indicando potencial associação com componentes da sombra. Essas foram mais eliciadas diante de eventos de hostilidade e condutas socialmente depreciadas, os “barracos”. O cancelamento ocorreu paralelamente, indicando a associação entre os fenômenos. Esta investigação destaca a importância de aprofundar a compreensão da dinâmica das redes sociais e seus aspectos psicológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carine de Santana Pereira, Jade Santos Delgado da Silva, Mino Correia Rios, Elva Fabiane Matos do Valle, Joice Ferreira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.