A Sombra Social na Cultura do Cancelamento

Uma Análise a partir do BBB 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023139pt

Palavras-chave:

Sombra social, Cultura do cancelamento, Análise documental, Reality show, Twitter

Resumo

O mundo contemporâneo abriga uma complexa rede de interações sociais, que ultrapassam fronteiras físicas e se materializam nos ambientes digitais. No contexto da transformação e desafio das identidades tradicionais, surgem comportamentos anteriormente latentes e socialmente inaceitáveis. Utilizando o conceito junguiano da “Sombra”, investigamos o fenômeno da cultura do cancelamento. Na psicologia analítica, a Sombra representa a parte da psique que contém aspectos da personalidade rejeitados, inadequados ou indesejados. Este estudo explorou a relação entre a Sombra e a cultura do cancelamento, examinando tweets relacionados às polêmicas do BBB 2021. O método empregado envolveu a coleta de tweets ao longo de um período de 6 semanas, seguida de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Paralelamente, conduziu-se uma análise sistemática das cenas ocorridas e, posteriormente, realizouse o cruzamento de dados. Os resultados apontam para uma alta incidência de emoções negativas, indicando potencial associação com componentes da sombra. Essas foram mais eliciadas diante de eventos de hostilidade e condutas socialmente depreciadas, os “barracos”. O cancelamento ocorreu paralelamente, indicando a associação entre os fenômenos. Esta investigação destaca a importância de aprofundar a compreensão da dinâmica das redes sociais e seus aspectos psicológicos.

Biografia do Autor

Carine de Santana Pereira, Centro Universitário Jorge Amado. Salvador - BA, Brasil

Psicóloga clínica na Afrosaúde. Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Jade Santos Delgado da Silva, Centro Universitário Jorge Amado. Salvador - BA, Brasil

Psicóloga Organizacional e do trabalho no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Bacharel em
Psicologia pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Mino Correia Rios, Universidade Federal da Bahia. Salvador – BA, Brasil

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, mestre e Doutor em Psicologia pela mesma instituição. Psicólogo clínico, organizacional e professor universitário há mais de 15 anos em diversas instituições de ensino superior.

Elva Fabiane Matos do Valle, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador. Bacharel Interdisciplinar em Artes – Cinema pela Universidade Federal da Bahia.

Joice Ferreira da Silva, Centro Universitário Social da Bahia. Salvador - BA, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Psicologia Social pela mesma instituição. Psicóloga clínica e professora universitária há mais de 15 anos em diversas instituições de ensino superior.

Publicado

18-12-2023

Como Citar

PEREIRA, C. de S. .; SILVA, J. S. D. da; RIOS, M. C.; VALLE, E. F. M. do; SILVA, J. F. da . A Sombra Social na Cultura do Cancelamento: Uma Análise a partir do BBB 2021. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023139, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023139pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4519. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos