Gamers no Dia da Independência
extrema direita e os discursos das comunidades de jogadores brasileiros no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023133ptPalavras-chave:
Comunicação, Game Studies, Gamers, Política, Análise de Redes SociaisResumo
Este artigo investiga as narrativas envolvendo o debate público online das comunidades gamers no Twitter durante as manifestações e mobilizações políticas do bicentenário da Independência do Brasil, realizadas em setembro de 2022. A análise se baseia em duas coletas conduzidas entre 31 de agosto e 14 de setembro, compondo um corpus de 11.607 interações realizadas por 4.090 contas, e outro de 59 interações por 47 contas. Os resultados reforçam a percepção de que o evento não foi um tópico de muita relevância dentro das comunidades gamers observadas, apontando para um possível esvaziamento do apoio ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, entre gamers.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tarcízio Macedo, Leonor Jungstedt, Alessandra Maia, Maria Sirleidy Cordeiro, Dalby Hubert, Luis Gomes, Lucas Roberto da Silva, Polyana Barboza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.