Atualizando a história – 100 anos do rádio em São Paulo

SQIG - Sociedade Rádio Educadora Paulista e PRA-6 Rádio Gazeta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023123pt

Palavras-chave:

Rádio paulista, Sociedade Rádio Educadora Paulista, Rádio Gazeta, História do rádio, Rádio e Cultura

Resumo

Tratamos da história do rádio, com foco na SQIG Rádio Educadora Paulista e PRA-6 Rádio Gazeta. O problema centra-se nas circunstâncias por que passou e características da primeira emissora de São Paulo e posterior migração do prefixo para a Gazeta. O objetivo é analisar e aprofundar conhecimentos sobre a história do rádio do Estado, que faz 100 anos em 2023 e, para isso, a metodologia parte da análise de fontes primárias memoriais, deixadas pelo radialista Mauro Pires, e entrevistas realizadas com José Mauro Martins Pires, Mário Fannuchi, entre outros. As referências principais são Briggs e Burke; Moura e Nigri; Bosi; Alberti. A SQIG chega com extrema importância na cidade, com cast excelente e concluímos que é uma grande escola de rádio, que influencia gerações de profissionais e emissoras.

Biografia do Autor

Antonio Adami, Universidade Paulista. São Paulo - SP, Brasil

Doutor em Semiótica pela Universidade de São Paulo - USP, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (bolsa CNPq); Pós-doc em Comunicação na Faculdad de Ciencias de la Información de la Universidad Complutense de Madrid (bolsa Fapesp); Pós-doc pela PUCSP, com bolsa de pesquisa no exterior, na Universidad Autònoma de Barcelona; Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista; Pesquisador convidado da Complutense de Madrid; realiza pesquisas nos grupos Mídia, Cultura e Memória, no Brasil e Análisis de la información periodística y la divulgación cultural y científica en los medios, em Madrid.

Publicado

07-12-2023

Como Citar

ADAMI, A. Atualizando a história – 100 anos do rádio em São Paulo: SQIG - Sociedade Rádio Educadora Paulista e PRA-6 Rádio Gazeta. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023123, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023123pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4563. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos