Práticas de consumo cultural dos visitantes do Museu Nacional/UFRJ em mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023125pt

Palavras-chave:

Consumo cultural, Museus, Plataformas de redes sociais, Classes populares, Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender representações das experiências de consumo cultural realizadas através de postagem de imagens em mídias sociais por indivíduos de classes populares que realizaram uma visita ao Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro. O estudo foi realizado por meio de pesquisa de inspiração etnográfica, que compreendeu as etapas de observação participante nas exposições, entrevistas com os visitantes e observação digital de suas publicações em mídias sociais. Entre os resultados alcançados, é possível destacar que as publicações realizadas nas mídias sociais refletem, em grande parte, práticas e valores já existentes antes do surgimento da chamada “vida digital”, como a importância do parentesco e dos laços de amizade nas relações cotidianas.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Cardoso Guedes, Universidade Federal Fluminense. Niterói - RJ, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense e mestre pela mesma instituição (2016). Participa do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS-PPGCOM/UFF) e tem interesse em pesquisas nas áreas de consumo, classes populares, mídias sociais, comunicação organizacional, gestão de crise e setor cultural/museus. Entre as principais publicações está o artigo intitulado “After the Fire: Developing Reconstruction Strategies and Public Outreach at the Museu Nacional/UFRJ”, em co-autoria com Alexander Kellner, para a Museum International.

Carla Fernanda Pereira Barros, Universidade Federal Fluminense. Niterói - RJ, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorado em Administração na linha de pesquisa de antropologia do consumo pelo Instituto COPPEAD da UFRJ. Estágio pós-doutoral na University College London (UCL). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS-PPGCOM/UFF), do CNPq. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Inclusão Digital, Mobilidade Social e Consumo Midiático (LABMOBI). Tem interesse em pesquisas nas áreas de consumo, classes populares, inclusão digital e mobilidade social. É co-organizadora do livro “Etnografia e consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos” pela editora E-papers.

Publicado

11-12-2023

Como Citar

GUEDES, F. C. C.; BARROS, C. F. P. Práticas de consumo cultural dos visitantes do Museu Nacional/UFRJ em mídias sociais. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023125, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023125pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4569. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos