Arrastão do Pavulagem, cultura (i)material e práticas de comunicação em agenciamentos durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023114pt

Palavras-chave:

Arrastão do Pavulagem, Comunicação, Consumo, Cultura (i)Material, Covid-19

Resumo

Este estudo objetiva a compreensão das interfaces entre comunicação e consumo (i)material referentes ao evento Arrastão do Pavulagem, na cidade de Belém, no contexto da pandemia de Covid-19. Foi utilizado o cruzamento de análise netnográfica, entrevistas com roteiro semiestruturado e amostragem em bola de neve. Foi possível observar que os sujeitos buscam relacionar-se com objetos que acionam, com maior frequência, em suas subjetividades, sensações de pertencimento a determinado grupo social por meio do contato com a cultura local. Tais objetos agenciam memórias de vivências passadas que marcaram experiências coletivas e subjetivas e que, ao configurarem-se como materializações das culturas populares do estado do Pará e de estados vizinhos, fazem-se presentes nas manifestações realizadas pelo Instituto Arraial do Pavulagem.

Biografia do Autor

Lucas Gil Corrêa dos Santos, Universidade Federal do Pará. Belém - PA, Brasil

Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente cursa Especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (Consia/CNPq).

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará. Belém - PA, Brasil

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Mestra em Marketing pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM). É professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (Consia/CNPq).

Publicado

09-12-2023

Como Citar

SANTOS, L. G. C. dos .; VIEIRA, M. do C. Arrastão do Pavulagem, cultura (i)material e práticas de comunicação em agenciamentos durante a pandemia de Covid-19. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023114, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023114pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4580. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos