Política, dimensão hegemônica no pensamento comunicacional latino-americano

Autores

  • José Marques de Melo Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v24i2.463

Palavras-chave:

mídia, política, comunicação política, políticas de comunicação, Escola Latino-Americana de Comunicação, medios masivos, comunicación política, políticas de comunicación, Escuela Latinoamericana de Comunicación, media, politics

Resumo

Análise das relações entre mídia e política na América Latina. Para identificar as fronteiras entre os dois campos, o autor faz uma reconstituiç ão histórica, evidenciando a hegemonia ocupada pela política no pensamento comunicacional latino-americano. Resumen Análisis de las relaciones entre medios masivos y política en América Latina. Para identificar las fronteras entre los dos campos, el autor hace una reconstitución histórica, evidenciando la hegemonía que ocupa la política en el pensamiento comunicacional latinoamericano. Abstract Analisis of the relations between media and politics in Latin America. In order to identify the frontiers between this two fields, the author rebuilds the historic scenario, making evident the hegemonic role played by politics in the latin american communication thought.

Biografia do Autor

José Marques de Melo, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Professor Emérito da Universidade de São Paulo (Brasil), Titular da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, presidiu a Associación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación - Alaic, no período de reconstituição da entidade (1989-1992).

Downloads

Publicado

20-12-2004

Como Citar

MELO, J. M. de. Política, dimensão hegemônica no pensamento comunicacional latino-americano. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 24, n. 2, 2004. DOI: 10.1590/rbcc.v24i2.463. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/463. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos