O acionamento do conceito de cultura em periódicos de comunicação

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023142pt

Palavras-chave:

Cultura, Comunicação, Revisão Sistemática da Literatura, Análise de conteúdo, KH Coder

Resumo

Este artigo examina como ocorre a construção do conceito de cultura em 148 artigos científicos da área de Ciências da Comunicação, publicados entre 2017 e 2021, em 30 periódicos brasileiros. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura e Análise de Conteúdo, em um aporte metodológico quanti-qualitativo. Complementarmente, utilizou-se o software KH Coder. Constatou-se uma ampla falta de delimitação conceitual, bem como a mobilização da cultura para a composição de conceitos derivados. Identidade e consumo são os conceitos mais frequentemente acionados em conjunto com a cultura. Sobressai, também, a referência realizada aos Estudos Culturais como corrente hegemônica, para a conceituação da cultura na pesquisa em comunicação, na atualidade.

Biografia do Autor

Anna Karolyne Souza Miranda, Universidade Federal do Tocantins. Palmas - TO, Brasil

Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialista em Métodos e Técnicas de Investigação Social pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Palmas, Tocantins, Brasil.

Ingrid Pereira de Assis, Universidade Federal do Tocantins. Palmas - TO, Brasil

Docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, da Universidade Federal do Tocantins (UFT); doutora em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado sanduíche pela Universidade de Aveiro (Portugal); mestra em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e bacharel em Comunicação Social – Hab. Jornalismo, também pela UFMA.

Publicado

08-12-2023

Como Citar

MIRANDA, A. K. S.; ASSIS, I. P. de . O acionamento do conceito de cultura em periódicos de comunicação: uma revisão sistemática da literatura. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023142, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023142pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4648. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos