O acionamento do conceito de cultura em periódicos de comunicação
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023142ptPalavras-chave:
Cultura, Comunicação, Revisão Sistemática da Literatura, Análise de conteúdo, KH CoderResumo
Este artigo examina como ocorre a construção do conceito de cultura em 148 artigos científicos da área de Ciências da Comunicação, publicados entre 2017 e 2021, em 30 periódicos brasileiros. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura e Análise de Conteúdo, em um aporte metodológico quanti-qualitativo. Complementarmente, utilizou-se o software KH Coder. Constatou-se uma ampla falta de delimitação conceitual, bem como a mobilização da cultura para a composição de conceitos derivados. Identidade e consumo são os conceitos mais frequentemente acionados em conjunto com a cultura. Sobressai, também, a referência realizada aos Estudos Culturais como corrente hegemônica, para a conceituação da cultura na pesquisa em comunicação, na atualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anna Karolyne Souza Miranda, Ingrid Pereira de Assis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.