Autoria e estilo musical nos filmes de Wes Anderson dos anos 2010

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024121pt

Palavras-chave:

Cinema, Música, Estilo, Wes Anderson, Autoria

Resumo

Nos filmes de Wes Anderson, a música foi comumente caracterizada por canções populares, porém emMoonrise Kingdoom(2012) há um marcante papel do repertório erudito (já presente nos filmes anteriores, ainda que apenas como inspiração por vezes), além da consolidação da troca de compositor de Mark Mothersbaugh para Alexandre Desplat. Como indicado por Hrycaj (2013) a partir de Gorbman (2007), Wes Anderson pode ser considerado um diretor melômano, responsável por “música de autor”, com papel central nas escolhas musicais. Concentrando-nos nos filmes de Anderson da década de 2010, avaliamos as mudanças quanto a aspectos estilísticos no uso da música, incluindo as “sequências de montagem” e de câmera lenta. Como metodologia, fazemos o mapeamento da música nos filmes, análise fílmica e utilizamos entrevistas do diretor e colaboradores.

Biografia do Autor

Luiza Beatriz Alvim, Escola de Comunicação e Artes (ECA), Universidade de São Paulo, SP

Pós-doutoranda na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, bolsista CNPq-PDJ, com o projeto “Música clássica preexistente num certo cinema contemporâneo”. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período sanduíche sob orientação de Michel Chion na Universidade Paris 3, e doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pós-doutora em Música pela UFRJ. Autora do livro A música no cinema de Robert Bresson.

Henrique Quaioti, Escola de Comunicação e Artes (ECA), Universidade de São Paulo, SP

Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, com a pesquisa de título: “A Poética do Cinema de Wes Anderson”, com bolsa CAPES. Mestre em Comunicação Audiovisual, com a dissertação Twin Peaks: The Return e a desfamiliarização das convenções narrativas na ficção televisiva, pela Universidade Anhembi Morumbi. Autor do livro A Narrativa do Universo Audiovisual de Twin Peaks.

Publicado

08-11-2024

Como Citar

ALVIM, L. B.; QUAIOTI, H. Autoria e estilo musical nos filmes de Wes Anderson dos anos 2010. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024121, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024121pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4712. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos