Autoria e estilo musical nos filmes de Wes Anderson dos anos 2010
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024121ptPalavras-chave:
Cinema, Música, Estilo, Wes Anderson, AutoriaResumo
Nos filmes de Wes Anderson, a música foi comumente caracterizada por canções populares, porém emMoonrise Kingdoom(2012) há um marcante papel do repertório erudito (já presente nos filmes anteriores, ainda que apenas como inspiração por vezes), além da consolidação da troca de compositor de Mark Mothersbaugh para Alexandre Desplat. Como indicado por Hrycaj (2013) a partir de Gorbman (2007), Wes Anderson pode ser considerado um diretor melômano, responsável por “música de autor”, com papel central nas escolhas musicais. Concentrando-nos nos filmes de Anderson da década de 2010, avaliamos as mudanças quanto a aspectos estilísticos no uso da música, incluindo as “sequências de montagem” e de câmera lenta. Como metodologia, fazemos o mapeamento da música nos filmes, análise fílmica e utilizamos entrevistas do diretor e colaboradores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiza Beatriz Alvim, Henrique Quaioti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.