Historiografia do Grupo de Pesquisa Publicidade e Propaganda

um estudo bibliométrico das edições do Congresso Intercom (1994-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024120pt

Palavras-chave:

Pesquisa em Publicidade, Produção Científica, Congresso Intercom, Grupo de Pesquisa

Resumo

Este trabalho realiza um mapeamento analítico da produção científica de pesquisadores participantes do GP Publicidade e Propaganda, com dados relativos a 31 anos de contribuição intelectual deste grupo de pesquisa no Congresso Intercom Nacional. O corpus coletado para análise se relaciona aos trabalhos disponíveis no acervo do PORTCOM (1994-2000) e nos anais eletrônicos do Portal Intercom (2001-2024). Adota o método de historiografia bibliométrica, realizando procedimentos de recuperação da produção científica, processamento bibliométrico dos dados e análise historiográfica. Para o tratamento dos metadados, utilizou-se o software de mineração de dados e texto VantagePoint. O período de indexação da base (1994 a 2024), identificou 1.407 produções, de autoria de 1.150 pesquisadores. Os resultados da pesquisa apontam: a manutenção do referencial teórico em autores canônicos estrangeiros; a baixa diversidade entre os pesquisadores brasileiros; a alta concentração da produção científica no país; as universidades públicas como as instituições mais produtivas.

Biografia do Autor

Rogério Covaleski, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE - Brasil

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutoramento em Conteúdo de Marca (UPF Barcelona). Professor Associado do Departamento de Comunicação Social (DCOM) e docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (PHiNC). Bolsista em Produtividade (CNPq).

Natanael Vitor Sobral, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Natanael Vitor Sobral

Doutor em Ciência da Informação (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFPE). Coordenador do curso de graduação em Gestão da Informação (UFPE).

Thamires Lima Alcântara de Gusmão, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Publicidade e Propaganda na mesma IES.

Publicado

06-11-2024

Como Citar

COVALESKI, R.; SOBRAL, N. V.; LIMA ALCÂNTARA DE GUSMÃO, T. Historiografia do Grupo de Pesquisa Publicidade e Propaganda: um estudo bibliométrico das edições do Congresso Intercom (1994-2024). Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024120, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024120pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4727. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos