Historiografia do Grupo de Pesquisa Publicidade e Propaganda
um estudo bibliométrico das edições do Congresso Intercom (1994-2024)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024120ptPalavras-chave:
Pesquisa em Publicidade, Produção Científica, Congresso Intercom, Grupo de PesquisaResumo
Este trabalho realiza um mapeamento analítico da produção científica de pesquisadores participantes do GP Publicidade e Propaganda, com dados relativos a 31 anos de contribuição intelectual deste grupo de pesquisa no Congresso Intercom Nacional. O corpus coletado para análise se relaciona aos trabalhos disponíveis no acervo do PORTCOM (1994-2000) e nos anais eletrônicos do Portal Intercom (2001-2024). Adota o método de historiografia bibliométrica, realizando procedimentos de recuperação da produção científica, processamento bibliométrico dos dados e análise historiográfica. Para o tratamento dos metadados, utilizou-se o software de mineração de dados e texto VantagePoint. O período de indexação da base (1994 a 2024), identificou 1.407 produções, de autoria de 1.150 pesquisadores. Os resultados da pesquisa apontam: a manutenção do referencial teórico em autores canônicos estrangeiros; a baixa diversidade entre os pesquisadores brasileiros; a alta concentração da produção científica no país; as universidades públicas como as instituições mais produtivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rogério Covaleski, Natanael Vitor Sobral, Thamires Lima Alcântara de Gusmão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.