Garoto Bombril e Hamlet:
o ensino de publicidade pela ficção literária
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442025106ptPalavras-chave:
Ensino. Publicidade. Literatura. Retextualização. Metodologia.Resumo
A publicidade, uma das primeiras e das mais relevantes retóricas do consumo, vem passando por transformações viscerais em seu modus operandi, em função, entre outros fatores, da utilização de algoritmos e da inteligência artificial generativa. O mesmo ocorre no plano de seus enquadramentos comunicacionais, atendendo a pressão social com a inclusão de pautas e representações antes silenciadas. Face a esse contexto, como ensinar especialmente criação publicitária? O presente artigo relata uma experiência metodológica aplicada em sala de aula em cursos de publicidade e propaganda e demonstra que o investimento na literatura gera não só uma forma de ensino mais atraente como aprofunda a dimensão humana nos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 João Anzanello Carrascoza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.