COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DURANTE A PANDEMIA

informações estratégicas para tomada de decisão

Autores

  • Andréa Fraga Dias Campos Federal University of Minas Gerais. School of Information Science , Universidad Federal de Minas Gerais. Escuela de Ciencias de la Información. , Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação https://orcid.org/0000-0001-8992-4717 (não autenticado)
  • Marlusa de Sevilha Gosling Federal University of Minas Gerais. School of Information Science , Universidad Federal de Minas Gerais. Escuela de Ciencias de la Información. , Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação https://orcid.org/0000-0002-7674-2866 (não autenticado)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024123pt

Palavras-chave:

Informação empresarial, Inteligência Empresarial, Inteligência competitiva, Comportamento do consumidor, Análise de Coincidências, Abonador biográfico

Resumo

Este estudo buscou identificar drivers que explicam a intenção de compra e recompra dos consumidores brasileiros de produtos alimentícios in natura por delivery durante a pandemia de Covid-19. Esta investigação é qualitativa, desenvolvida em duas fases: uma exploratória através de entrevistas em profundidade e Análise de Conteúdo para explorar o corpus de conteúdo. Resultou que os 7 P’s do Marketing de Serviços são considerados pelos entrevistados como elementos decisivos para a compra de produtos alimentícios in natura por delivery, bem como outros novos construtos identificados. A segunda fase foi explicativa desenvolvida a partir de um questionário e Análise de Coincidência (cna). Os resultados reiteram a importância das combinações entre os construtos dos 7 P’s do marketing de serviços, a Teoria do Comportamento Planejado, Experiência do Usuário, Satisfação, Confiança e Segurança, Praticidade e Conveniência, e Percepção de risco em relação à saúde e à Covid-19 no contexto estudado.

Biografia do Autor

  • Andréa Fraga Dias Campos, Federal University of Minas Gerais. School of Information Science, Universidad Federal de Minas Gerais. Escuela de Ciencias de la Información., Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação

    Doutoranda e Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento, pela
    Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em ensino da Língua Espanhola pela
    Faculdade Estácio de Sá e graduação Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Newton
    Paiva.

  • Marlusa de Sevilha Gosling, Federal University of Minas Gerais. School of Information Science, Universidad Federal de Minas Gerais. Escuela de Ciencias de la Información., Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação

    Pós doutora em Gestão de Turismo, pela Universidade do Algarve, Portugal.
    Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

29-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DURANTE A PANDEMIA: informações estratégicas para tomada de decisão. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024123, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024123pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4782. Acesso em: 25 nov. 2025.