Sons que não couberam na tecnologia

(sobre as artesanias decoloniais da escuta)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442025104pt

Palavras-chave:

Escuta. Performance Studies. Experiência. Decolonialidade. Fabulação.

Resumo

Este ensaio debate algumas questões-problema dos estudos sobre escuta na Comunicação, com especial enfoque para as relações com os campos da Estética e dos Performance Studies. Reconhecendo a trajetória e as transformações do conceito de escuta, apontamos três eixos sobre os quais as relações entre escuta e comunicação se ancoram: o debate sobre performance; a própria noção de experiência; e as artesanias da escuta como fabulação crítica e inventiva de futuros e existências possíveis. Apontamos, ao final, para a potência dos estudos que enfocam as oraturas, oralituras e escutas como condições de possibilidade de apreensão daquilo que escapa ao discurso.

Biografia do Autor

  • Jorge Cunha Cardoso Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira. Professor dos Programas de Pós-graduação em Comunicação da UFBA, Salvador, BA e da UFRB, Cachoeira, Ba, Brasil. Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq

  • Thiago Soares, , , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

06-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sons que não couberam na tecnologia : (sobre as artesanias decoloniais da escuta). Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 48, p. e2025104, 2025. DOI: 10.1590/1809-58442025104pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4784. Acesso em: 25 nov. 2025.