MASCULINIDADES NEGRAS NA EXPRESSÃO MARCÁRIA

Análise semiótica da Natura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024122pt

Palavras-chave:

Publicidade, Masculinidade, Interseccionalidade, Semiótica, Consumo

Resumo

Neste trabalho discutimos as representações de masculinidades negras nas expressividades sígnicas da marca Natura em sua conta no Instagram, por meio da análise semiótica de conteúdos veiculados entre 2018 a 2020. Analisa-se um corpus constituído por 83 postagens, observadas a partir de um olhar interseccional e da semiótica de extração peirceana. São articuladas referências teóricas sobre publicidade e consumos, estudos sobre raça e os estudos sobre homens e masculinidades. As análises sinalizam uma sub-representação de homens negros, que raramente aparece como consumidor da marca, ao passo que indicam também ressignificações e reiterações de sentidos de masculinidades negras em temas como sexualidade, trabalho, cuidado, afeto e paternidade.

Biografia do Autor

Pablo Moreno Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC Minas. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Mestre em Comunicação pela PUC Minas. Vice-líder do grupo de Pesquisa Coragem (UFMG) e integrante dos grupos de pesquisa Bertha (PUC Minas) e GESC3 (USP).

André Peruzzo, Universidade de São Paulo

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP, membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3), andre.peruzzo@usp.br. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Clotilde Perez, Universidade de São Paulo

Professora titular de Comunicação e Semiótica do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CRP – ECA/USP) Livre-docente em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Professora do curso de Publicidade e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCom – ECA/USP) Vice-presidente da Federación Latinoamericana de Semiótica (FELS)Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) Editora de Signos do Consumo e membro do comitê editorial de Matrizes.

Publicado

29-12-2024

Como Citar

MORENO FERNANDES, P.; PERUZZO, A.; PEREZ, C. MASCULINIDADES NEGRAS NA EXPRESSÃO MARCÁRIA: Análise semiótica da Natura. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024122, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024122pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4879. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos