Inteligência Artificial no trabalho acadêmico: usar ou não usar?
Compreensões sobre limitações e potências
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442025115ptPalavras-chave:
Inteligência Artificial, Letramento digital, Ferramentas de pesquisaResumo
A obra de Sampaio, Sabbatini e Limongi aponta os efeitos da Inteligência Artificial generativa na pesquisa acadêmica e pretende ser um pontapé inicial para se pensar diretrizes sobre o tema. A partir do entendimento de que os pesquisadores devem compreender o funcionamento dessa tecnologia para utilizá-la de maneira crítica, ética e efetiva, o livro sugere recomendações sobre formas práticas de se utilizar as ferramentas, sem perder de vista as precauções necessárias. A resenha enfatiza os seguintes pontos tratados no guia: i) as controvérsias sobre a visão mitológica da IA; ii) os vieses ocidentalizados da IA; iii) a inevitabilidade do trabalho human in the loop; iv) a necessidade do letramento de pesquisadores; v) a questão da soberania nacional; vi) a exposição da declaração do uso de IAG nos trabalhos; e vii) os benefícios e o potencial de inovação da IA na produção científica.
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