Os formatos de anúncio publicitário no rádio: proposta de classificação dos diferentes tipos de testemunhal

Autores

  • Clóvis Reis

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.597

Palavras-chave:

Rádio. Publicidade. Publicidade radiofônica. Anúncio. Formato de anúncio. Testemunhal.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de classificar o formato de anúncio publicitário que nas emissoras do mercado de rádio do Brasil se denomina genericamente como testemunhal. Com tal fim, a pesquisa realiza um estudo de caso a partir das emissoras de rádio instaladas em Blumenau, município situado no Estado de Santa Catarina, no Sul do país. Desde a perspectiva da metodologia científica, classifica-se esta investigação como uma pesquisa básica ou teórica (quanto à natureza), descritiva (quanto aos seus objetivos) e qualitativa (quanto à abordagem no tratamento dos dados primários). Na sua realização, o trabalho inclui a adoção dos seguintes procedimentos técnicos: revisão bibliográfica, gravação de programas das emissoras de rádio, e avaliação dos resultados a partir da análise morfológica de conteúdo. A análise identifica dois tipos diferentes de testemunhal, que se equivalem aos formatos que a bibliografia da Espanha define como menção e prescrição. A continuidade da pesquisa permitirá, no futuro, verificar se o chamado testemunhal inclui outras modalidades de anúncio que se baseiam na participação direta do apresentador do programa.

Biografia do Autor

Clóvis Reis

Doutor em Comunicação (Universidad de Navarra - 2004). Professor titular da Universidade Regional de Blumenau. Autor de "Na fronteira da persuasão: Os Gêneros jornalísticos nas emissoras de rádio" (2010), "Realidade regional em Comunicação" (2009) e "Propaganda no rádio: Os formatos de anúncio (2008)". Coordenador do projeto Mapa analítico da mídia: Oferta de conteúdos, investimento publicitário e organização empresarial dos meios de Comunicação em Santa Catarina.

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Publicado

22-11-2010

Como Citar

REIS, C. Os formatos de anúncio publicitário no rádio: proposta de classificação dos diferentes tipos de testemunhal. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 145, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.597. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/597. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos