A polêmica no Jornalismo - a cantoria dos sabiás e dos rouxinóis da mídia
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.601Palavras-chave:
Polemismo. Opinião Pública. ControvérsiaResumo
Toda comunidade possui um estoque de vozes disponíveis ao debate de temas públicos. Este estudo sobre a polêmica como um gênero jornalístico documentou 1208 debatedores e 1882 vozes envolvidas neste tipo de controvérsia nos dois mais importantes programas de debate da imprensa gaúcha em 2008. Faz ainda uma tipologia destas vozes, um cadastro dos temas e elabora sobre os dois tipos mais frequentes de debatedores, os sabiás e os rouxinóis da mídia. O estudo mostra que a mídia mantém um cadastro de polemistas, os aciona sempre que necessário, mesclando estilos e pontos de vista visando desta forma esclarecer a opinião pública através do embate de idéias. Entre eles estão estes dois tipos que frequentam com frequência incomum os estúdios e as redações. São provedores de pistas que ajudam a comunidade a fazer sentido dos eventos e das ocorrências. Este estudo descreve também a figura do polemista, um personagem cuja missão é desacomodar a opinião pública.Downloads
Publicado
22-11-2010
Como Citar
WAINBERG, J. A. A polêmica no Jornalismo - a cantoria dos sabiás e dos rouxinóis da mídia. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 221, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.601. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/601. Acesso em: 28 nov. 2023.
Edição
Seção
Artigos