A polêmica no Jornalismo - a cantoria dos sabiás e dos rouxinóis da mídia

Autores

  • Jacques A. Wainberg

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.601

Palavras-chave:

Polemismo. Opinião Pública. Controvérsia

Resumo

Toda comunidade possui um estoque de vozes disponíveis ao debate de temas públicos. Este estudo sobre a polêmica como um gênero jornalístico documentou 1208 debatedores e 1882 vozes envolvidas neste tipo de controvérsia nos dois mais importantes programas de debate da imprensa gaúcha em 2008. Faz ainda uma tipologia destas vozes, um cadastro dos temas e elabora sobre os dois tipos mais frequentes de debatedores, os sabiás e os rouxinóis da mídia. O estudo mostra que a mídia mantém um cadastro de polemistas, os aciona sempre que necessário, mesclando estilos e pontos de vista visando desta forma esclarecer a opinião pública através do embate de idéias. Entre eles estão estes dois tipos que frequentam com frequência incomum os estúdios e as redações. São provedores de pistas que ajudam a comunidade a fazer sentido dos eventos e das ocorrências. Este estudo descreve também a figura do polemista, um personagem cuja missão é desacomodar a opinião pública.

Biografia do Autor

Jacques A. Wainberg

O autor é professor doutor e pesquisador da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS. Doutor pela ECA/USP. Pesquisador CNPq. Autor dos livros "Império de Palavras" (Edipucrs, 1997); "Casa Grande e Senzala com Antena Parabólica" (Edipucrs,2001); "Turismo e Comunicação: a Indústria da Diferença" (Contexto,2003); "Mídia e Terror: Comunicação e Violência Política" (Paulus, 2005); "A Pena, a Tinta e o Sangue: a Guerra das Idéias e o Islã" (Edipucrs, 2007), entre outros.

Downloads

Publicado

22-11-2010

Como Citar

WAINBERG, J. A. A polêmica no Jornalismo - a cantoria dos sabiás e dos rouxinóis da mídia. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 221, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.601. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/601. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos