A transição da comunicação corporativa: possibilidade de participação nas mídias organizacionais

Autores

  • Arquimedes Pessoni Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Kallyny Melina Thomé Portugal

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v34i2.719

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Comunicação participativa. Comunicação empresarial. Cultura organizacional. Participação.

Resumo

 

O presente artigo investiga como as formas de comunicação participativa – que preveem a colaboração dos receptores – presentes no mundo midiático do século 21 estão sendo utilizadas no âmbito da comunicação organizacional. Foram observados três canais de comunicação de três empresas: Parceiro-repórter (Odebrecht), Jornal Interagindo (Catuaí Shopping Londrina) e TV Bunge (Bunge), destacados pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – por iniciativas no segmento de comunicação participativa no âmbito empresarial. Os resultados indicam que dentro das organizações, existe a possibilidade de comunicação colaborativa, naquele modelo de comunicação consentida e que não interfira no dia-a-dia da empresa, que prejudique sua imagem ou compartilhe informações privilegiadas que possa comprometer a competitividade da empresa no mercado.

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Publicado

16-12-2011

Como Citar

PESSONI, A.; PORTUGAL, K. M. T. A transição da comunicação corporativa: possibilidade de participação nas mídias organizacionais. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 34, n. 2, 2011. DOI: 10.1590/rbcc.v34i2.719. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/719. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos