COMPORTAMENTO E COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
um comparativo entre dois modelos
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Comunicação, Informação, Infocomunicação, Comportamento InfocomunicacionalResumo
Os estudos que abordam o comportamento de busca, compartilhamento e uso da informação e do conhecimento tem sido um dos principais objetos de investigação na atualidade. Diversos são os novos modelos demonstrativos, preditivos ou prescritivos que apresentam perspectivas variadas da Gestão da Informação e do Conhecimento. No entanto poucas são as pesquisas que se dedicam a comparar as relações entre os modelos para a compreensão das disparidades ou convergências o que representa uma lacuna a ser enfrentada. Diante desse contexto, o objetivo proposto é de se comparar a aderência entre dois modelos teóricos distintos, ambos validados por testes empíricos que avaliam os processos de identificação das necessidades, busca e uso da informação e do conhecimento. Em relação à metodologia para a realização dessa empreitada, foi escolhida a abordagem qualitativa, com uso da técnica de análise de conteúdo. Quanto aos resultados, os modelos analisados apresentam particularidades de abordagem e métodos, entretanto existem convergencias significativas. Pode-se concluir que os modelos analisados possuem alto nível de embasamento conceitual e potencial para replicabilidade. Apesar das distinções entre os modelos estudados, fica evidente o alinhamento dos indicadores elencados por ambos e a pesquisa deixa um legado para as discuções e ampliação dos debates com vistas a proporcionar novos paradigmas para a compreensão de fenómenos ligados às questões infocomunicacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Leandro, Frederico, Jonh

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.